Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Janeiro de 2007 às 09:20

    Imprimir


Cerca de 450 pessoas de quatro bairros periféricos de Cuiabá serão formados em Educação Alimentar com reaproveitamento de alimentos, através de cursos oferecidos pelo projeto Escola da Família, em parceria com o Sesi. O convênio traz para os participantes do projeto que funciona nas escolas municipais da Capital, o programa nacional Sesi Cozinha Brasil. Os participantes aprenderão a preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios.

A primeira comunidade a ser beneficiada é a do bairro 1º de Março e região do CPA. O curso começa nesta segunda-feira (08/01), na escola municipal Aristotelino Praeiro. Serão duas turmas de no mínimo 45 pessoas nos turnos matutino e vespertino e uma de 25 pessoas no noturno.

De acordo com a coordenadora do projeto Escola da Família, professora Sanny Lisboa, serão ministrados duas modalidades de cursos, Educação Alimentar e Capacitação de Multiplicadores. “O Sesi é o primeiro grande parceiro do projeto Escola da Família. Nós ofereceremos todos os produtos e materiais necessários para as nutricionistas do Cozinha Brasil ministrarem o curso”, explicou a coordenadora.

No bairro 1º de Março serão quatro dias de curso de Educação Alimentar com carga horária de 10 horas. Outro curso, o de Capacitação de Multiplicadores, será também de quatro dias no período noturno, tem carga horária de 24 horas e é especifico para pessoas que desejam transmitir o conhecimento aprendido para sua comunidade.

A comunidade da Escola Municipal José Torquato (Residencial Coxipó), uma das unidades escolhidas, será uma exceção, nela os cursos ocorrerão em dois sábados (13 e 20.01) durante todo o dia, comportando duas turmas.Cada turma terá no mínimo 45 e no máximo 55 pessoas.

Segundo a professora Sanny Lisboa, inicialmente foram escolhidas quatro escolas para sediar os cursos: Aristotelino Alves Praeiro (1º de Março), Maria Tomich (Ribeirão do Lipa); José Torquato (Residencial Coxipó) e Doutor Fábio Firmino Leite (Doutor Fábio). “As unidades foram selecionadas por estarem localizadas nos bairros mais carentes, mas o objetivo e levar para todas as escolas do projeto Escola da Família que já são 12 e até o final do ano serão 40”, afirmou a professora.

Como funciona - O Sesi Cozinha Brasil funciona numa cozinha ambulante, em uma unidade móvel (caminhões projetados para abrigar uma cozinha didática, adaptada em uma carreta). Os veículos têm armários com instalação elétrica capacitada para alimentar geladeira, liquidificador, forno de microondas e televisor com aparelho de DVD, além de toldo que cobre uma área de 12 metros quadrados.

A equipe responsável por ministrar os cursos é composta por seis pessoas, duas nutricionistas, ajudantes de cozinha e motorista.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/249737/visualizar/