Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 08 de Janeiro de 2007 às 10:35

    Imprimir


Catorze sobreviventes do naufrágio de uma balsa ocorrido há nove dias na Indonésia foram localizados nesta segunda-feira pelas equipes de resgate. O grupo foi resgatado por um navio de carga que passava pela região.

Uma 15ª pessoa morreu logo após ser resgatada pelo navio, na noite deste domingo, segundo Ketut Purwa, chefe das equipes de resgate na ilha de Bali.

A balsa Senopati Nusantara transportava 628 passageiros quando naufragou, em 29 de dezembro, no mar de Java, após ser atingida por fortes ondas durante um percurso entre a região de Borneo até a ilha de Java. Desde então, 245 sobreviventes já foram encontrados.

Apenas 13 corpos foram recolhidos --três deles neste domingo. Mas segundo a Marinha, centenas de corpos podem estar presos dentro da balsa submersa. O grupo localizado ontem estava 1 cerca de 600 km do local do naufrágio, segundo informações da Marinha indonésia.

Os 14 sobreviventes chegaram à cidade portuária de Makassar, na ilha de Sulawesi, onde foram atendidos por dezenas de ambulâncias.

A balsa Senopati Nusantara havia sido construída em 1990 no Japão. Acidentes marítimos são comuns na Indonésia, que tem mais de 17 mil ilhas. São comuns os casos de superlotação das embarcações.

Após o acidente, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, ordenou ao ministro dos Transportes que elabore um relatório sobre o estado de todos os navios a motor de transporte.

O presidente também pediu que o pessoal envolvido no transporte de passageiros para que preste mais atenção aos fatores meteorológicos.

As fortes tempestades registradas nas últimas semanas provocaram vários acidentes marítimos e podem ser a causa do desaparecimento na segunda-feira de um Boeing 737-400 com 102 pessoas a bordo que sobrevoava o mar de Java e ainda não foi encontrado

Avião

Nesta segunda-feira, um navio indonésio que ajuda nas buscas pelo Boeing localizou no oceano objetos de metal não identificados que poderiam ser os restos do avião, segundo autoridades.

Um segundo navio do Exército dos EUA, que conta com aparelhos mais sofisticados, realizará uma busca mais detalhada no local, na costa oeste das ilhas Sulawesi. "Se o metal localizado for o que pensamos, agradeceremos a Deus", disse o comandante da Marinha Gatot Sudijanto.

Segundo ele, o metal foi achado em três diferentes locais, a uma profundidade de 1.500 metros.

O navio deve chegar a Makassar amanhã para ajudar nas buscas, segundo a Embaixada americana. Imagens de satélite da região são analisadas por especialistas americanos.

Três cidadãos americanos estavam a bordo do Boeing --um homem do Oregon e suas duas filhas-- que transportava 96 passageiros --85 adultos e 11 crianças-- e seis tripulantes.

O Boeing 737-400, da companhia Adam Air, decolou na segunda-feira (1) às 12h59 (3h59 de Brasília) de Surabaya (ilha de Java) com destino a Manado (Célebes).

O piloto emitiu um pedido de socorro quando sobrevoava a área de Mamuju, na Província de Sulawesi Sul, 750 km ao sudoeste do término da viagem.

Na sexta-feira (5), autoridades locais divulgaram que a tripulação foi forçada a mudar de curso várias vezes durante o vôo devido aos ventos de até 130 km/h que atingiam a região.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/249953/visualizar/