Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Domingo - 07 de Janeiro de 2007 às 09:53

    Imprimir


O uso de drogas mais cedo está levando adolescentes de 12 e 13 anos a praticar crimes a partir dessa idade. Para sustentar o vício, começam com furto e partem para outros crimes de maior potencialidade, como roubo e até mesmo tráfico de drogas recebendo em pasta-base pelo serviço. A avaliação é da psicóloga Helen Catarina Capistrano, que atende a todos os casos na própria Delegacia Especializada do Adolescente (DEA).

Ela alerta para os malefícios da droga. O uso de pasta-base de cocaína afeta o sistema neurológico do adolescente diminuindo o poder de discernimento. Como ainda é novo, o garoto é encaminhado para um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) do município para um trabalho de desintoxicação.

Helen destacou que quando se trata de primeira passagem do garoto pela delegacia com envolvimento de drogas, fica mais fácil fazer o encaminhamento para o setor competente. “Temos vários órgãos que nos auxiliam na recuperação desses adolescentes, mas mesmo assim temos casos de reincidência”, explicou.

Um deles é a rede cidadã da Polícia Militar, que ajuda no retorno da criança à escola. O Conselho Tutelar da Capital também colabora na reintegração social do garoto. Mas a psicóloga lembrou que a ajuda da família também é importante para a recuperação.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250134/visualizar/