Repórter News - reporternews.com.br
BNDES aprova financiamento para expansão de ferrovia até MT
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou ontem o financiamento de R$ 1,12 bilhão ao grupo ferroviário ALL. O valor é o maior já liberado para o setor ferroviário na história do banco, segundo o presidente da instituição, Demian Fiocca.
O financiamento servirá para a empresa fazer investimentos de R$ 2,87 bilhões até 2009 ao longo de 12 mil quilômetros de extensão. Segundo o banco, os investimentos vão permitir o aumento no volume da carga transportada pelas ferrovias nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Esse financiamento é um marco por ser o maior e por estar voltado para o eixo de ferrovias que transportam o maior volume de cargas do Brasil: as que chegam ao Porto de Santos. Um eixo de transporte que até dois anos atrás se constituía no caso mais grave de gargalo logístico do Porto de Santos”, justificou Fiocca.
Estão previstas a reforma de vagões e locomotivas, modernização dos sistemas operacionais, aumento da capacidade de terminais de movimentação de cargas e modernização da via permanente.
Demian Fiocca disse que o banco já tem uma perspectiva de continuidade de investimentos no setor ferroviário. Para os próximos quatro anos, deverão ser liberados R$ 12,5 bilhões, sendo que R$ 5,3 bilhões já estão em andamento.
Segundo Fiocca, em 2006 foram aprovados seis projetos para o setor ferroviário no valor total de R$ 2,18 bilhões, contra os R$ 472 milhões de 2005. “Quadruplicamos o volume de um ano para o outro. Os investimentos estavam praticamente parados, a retomada, que vem ocorrendo forma crescente, só aconteceu a partir de 2003”, disse.
O financiamento servirá para a empresa fazer investimentos de R$ 2,87 bilhões até 2009 ao longo de 12 mil quilômetros de extensão. Segundo o banco, os investimentos vão permitir o aumento no volume da carga transportada pelas ferrovias nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Esse financiamento é um marco por ser o maior e por estar voltado para o eixo de ferrovias que transportam o maior volume de cargas do Brasil: as que chegam ao Porto de Santos. Um eixo de transporte que até dois anos atrás se constituía no caso mais grave de gargalo logístico do Porto de Santos”, justificou Fiocca.
Estão previstas a reforma de vagões e locomotivas, modernização dos sistemas operacionais, aumento da capacidade de terminais de movimentação de cargas e modernização da via permanente.
Demian Fiocca disse que o banco já tem uma perspectiva de continuidade de investimentos no setor ferroviário. Para os próximos quatro anos, deverão ser liberados R$ 12,5 bilhões, sendo que R$ 5,3 bilhões já estão em andamento.
Segundo Fiocca, em 2006 foram aprovados seis projetos para o setor ferroviário no valor total de R$ 2,18 bilhões, contra os R$ 472 milhões de 2005. “Quadruplicamos o volume de um ano para o outro. Os investimentos estavam praticamente parados, a retomada, que vem ocorrendo forma crescente, só aconteceu a partir de 2003”, disse.
Fonte:
Agência Brasil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250500/visualizar/
Comentários