Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Janeiro de 2007 às 16:28

    Imprimir


Brasília, 4 - O ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, informou hoje, por meio de nota distribuída por sua assessoria de imprensa, que o governo federal está preocupado com as oscilações de preços do álcool ocorridas no final de 2006, "embora o mercado considere normais os reajustes no período de entressafra". A cana produzida no Centro-Sul só começa a ser esmagada em abril. "Esperamos que as cotações se mantenham conservadoras até meados de abril, quando começa a nova safra", informou.

Para Guedes, os aumentos "foram um pouco elevados, mas estão dentro dos parâmetros normais do mercado". "Como qualquer outro produto de origem agrícola, o valor do álcool incorpora os custos de carregamento dos estoques e está sujeito aos efeitos da sazonalidade", comentou. Ele ressaltou que os estoques de álcool na região Centro-Sul estão em "níveis bastante confortáveis". A alta de preços foi assunto de reunião realizada na manhã de hoje entre o ministro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na avaliação de Guedes Pinto, não há justificativas no mercado para aumentos elevados nos preços do álcool, tendo em vista o atual quadro de oferta e demanda. "Começamos o ano com estoque de passagem de 4,78 bilhões de litros e temos uma previsão de chegar no início da safra com cerca de 500 milhões de litros. Isso nos permite afirmar que temos um volume muito confortável para atender o consumo, sem qualquer tensão na regularidade de abastecimento", afirmou.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250627/visualizar/