Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 03 de Janeiro de 2007 às 07:40

    Imprimir


O governo brasileiro projeta, para 2007, um crescimento de cerca de 10% nas exportações. Em 2006, a expansão das vendas externas foi de 17,1%, totalizando US$ 137,471 bilhões. "A meta é de US$ 152 bilhões", revelou nesta terça-feira o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.

Segundo Ivan Ramalho, a previsão considera uma taxa de câmbio sem grandes flutuações, como ocorreu em 2006. "Ela não está vinculada a aumento de preços. O que nós esperamos é que cresçam as quantidades exportadas, principalmente", explicou em coletiva de divulgação da balança comercial de 2006.

A meta de expansão das exportações leva em conta as previsões de crescimento geral do comércio mundial, da ordem de 10%, e informações dos principais setores exportadores. "Quase todos registram uma expectativa bastante favorável de crescimento de suas exportações em 2007", afirmou Ramalho.

O Governo Federal também aposta na continuidade do processo de diversificação de mercados de destino. "O Brasil vem aumentando, de uma maneira mais expressiva, suas exportações para mercados não tradicionais", destacou o secretário. As maiores altas de vendas, em 2006, foram para Oriente Médio, América Latina e África. Outra expectativa refere-se à ampliação dos estados exportadores. "Muitos estados que ainda têm uma participação menos expressiva nas exportações brasileiras têm ampliado bastante suas exportações", avaliou o secretário.

No acumulado de janeiro a novembro de 2006, os estados da região Sudeste responderam por 55% das exportações brasileiras e os estados do sul, 20,16%. Em terceiro lugar vem o Nordeste, com 8,35% das exportações. Depois região Norte (6,56%), e centro-oeste (5,63%).

Quanto às importações, a previsão é que continuem crescendo mais do que as exportações, como ocorreu em 2006. Ivan Ramalho garante, no entanto, que as importações não "assombram" a balança comercial "As importações quase sempre são muito positivas e auxiliam no processo de modernização do parque industrial e dão mais competitividade ao produto brasileiro exportado", afirmou. Atualmente, 70% das importações brasileiras são de matéria-prima, insumos, componentes e bens de capital, destinados à produção industrial.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250997/visualizar/