Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 02 de Janeiro de 2007 às 13:47

    Imprimir


Apesar da alta de 9% registrada no comércio devido às compras de final de ano, 2006 fechou o ano em baixa no setor de vendas a varejo. A queda nas vendas chegou a 14% no balanço anual, a pior performance dos últimos tempos. A crise do agronegócio afetou o setor que registrou queda em nove dos 12 meses do ano. A reação só começou a acontecer em outubro, chegando ao pico de vendas em dezembro, mesmo assim, a recuperação de capital foi parcial.

Com isso, Rondonópolis entra para a lista das cidades que tiveram desempenho pior que a média nacional. No Brasil, o comércio também registrou queda, mas de somente 12%.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (02) pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) com base nos registros de consultas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O diretor executivo da CDL, Maurício Pugas ressaltou que a reação das compras de natal amenizou bem o impacto da crise. Até outubro, o comércio vinha registrando queda de 22%. “A concentração de maior movimento aconteceu no final do ano, reflexo de uma pequena reação da agricultura e também a injeção de capital com o 13º salário dos trabalhadores. Quem investiu no Natal conseguiu recuperar crédito e não se arrependeu, mas quem não acreditou amargou um prejuízo ainda maior”, explicou.

Para ele, os números do ano considerado de crise para Rondonópolis revelaram que as pessoas concentraram suas compras em datas específicas, comemorativas aproveitando as liquidações oferecidas pelo mercado. “Tivemos maior número de vendas próximas ao dia das mães, dos pais e principalmente no Natal, o que sinaliza que o consumidor está deixando para comprar quando o comércio oferece melhores preços e bons prazos”, ressaltou.

A queda nas vendas foi somente um dos fatores negativos para o comércio. A inadimplência também aumentou, fechando o ano 3,3% mais alta que em 2005. Já o serviço de exclusão do cadastro, onde a pessoa quita suas dívidas e tira o nome do SPC não teve alteração em relação ao ano anterior. Cerca de 23.200 pessoas recuperaram o crédito no mercado.

Reação

O maior volume de vendas a varejo foi registrado no último trimestre de 2006, registrando um saldo positivo de 10,5% em relação ao mesmo período de 2005. O mês de dezembro liderou as vendas de todo o ano registrando 31.799 consultas. A alta se manteve em todos os dias do mês, até mesmo no pós-natal. As liquidações deste período foram responsáveis por 4.248 consultas, dado que mais uma vez, reflete o gosto pelo consumidor pelas promoções, neste caso, de queima e estoque.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251113/visualizar/