Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 01 de Janeiro de 2007 às 22:39

    Imprimir


O governador do Piauí, Wellington Dias (PT),falando de improviso durante o discurso de posse, anunciou uma segunda etapa do programa Bolsa Família. Ele disse que programas como bolsa família, programa do leite e distribuição de cestas básicas não retira as famílias da pobreza, mas minimiza o sofrimento, enquanto não se encontra uma alternativa viável. O governador considera que a base para a transformação do Estado é a educação, que será sua prioridade. Wellington Dias foi empossado para o segundo mandato pela manhã na Assembléia Legislativa e seguiu direto para o Palácio de Karnak, sede do governo estadual, onde assinou o termo de posse.

A segunda etapa do bolsa família, segundo o governador, visa capacitar as famílias assistidas pelo programa e fomentar o empreendedorismo. No mínimo, deixar estas famílias aptas para o mercado de trabalho, desprendendo-as do programa assistencial.

No seu discurso, Wellington Dias ainda destacou que a educação será a sua prioridade máxima, por considerar que somente por meio da educação se têm condições de sair da pobreza, empreender o crescimento e partir para o desenvolvimento.

"Queremos transformar o Piauí e isso pode ser feito através da Educação. Hoje, nós temos uma política amadurecida e podemos fazer isso. Nossa intenção é melhorar a condições e a qualidade de vida das pessoas do Piauí. Quando assumimos o Estado no primeiro mandato, tínhamos 150 escolas de ensino médio, e hoje temos 480 escolas de ensino médio. Queremos universalizar isso e que todo município tenha condições de oferecer a educação para sua população sem que tenham que se deslocar para outras cidades", discursou Wellington Dias.

O governador disse que medidas emergenciais como o programa bolsa família e investimentos na Educação vão servir de ponte para tirar a população da pobreza e trazê-las para o desenvolvimento. "Temos que proteger a família que é a base de tudo. Através dela poderemos fazer um trabalho para esta mudança", disse.

Wellington destacou que o bolsa família foi iniciado no Piauí nos municípios de Guaribas e Acauã, que tinham o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País. Ele afirma que a realidade nestes dois municípios mudou, mas que é preciso dar seguimento ao programa, para não criar a dependência do bolsa família e dar incentivos para família se desligar do programa e se auto-sustentar, com dignidade.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251229/visualizar/