Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Dezembro de 2006 às 07:32

    Imprimir


Quatro esqueletos humanos localizados em setembro passado em rios subterrâneos de Tulum, leste do México, datam de mais de 10 mil anos atrás, informou o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah).

Os restos "se tornam os mais antigos encontrados em praticamente toda a América", disse Adriana Velásquez, diretora do Inah, no Estado de Quintana Roo, onde se encontra a zona arqueológica de Tulum.

"As amostras [dos esqueletos] estão na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde os testes realizados lançam datas muito antigas, de entre 10 mil e 12 mil anos, o que nos remete à Era do Gelo e aos mamutes --ou seja, à época plistocena", explicou a diretora.

Os esqueletos "não se encontram em muito boas condições, pois são muito antigos e ficaram muito tempo debaixo d'água. Sabe-se que, naquela época, o nível do mar era muito mais baixo e essas cavernas estavam na superfície, motivo pelo qual serviam como lugar de abrigo ou sepultamento", completou.

Os restos sugerem que já existiam ritos de sepultamento, dão pistas de um ritual e uma missão religiosa em uma época em que os humanos eram nômades e habitavam as cavernas, sem se estabelecerem em um local fixo.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251705/visualizar/