Repórter News - reporternews.com.br
Projetos atraem mais de seis mil estudantes ao STJ
Mais de seis mil estudantes participaram em 2006 dos projetos sócio-educativos Museu-Escola e O Despertar Vocacional Jurídico, ambos promovidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Anualmente a coordenação dos projetos premia os melhores trabalhos artísticos e literários dos alunos que participam da iniciativa pioneira no Judiciário brasileiro. Os trabalhos são voltados para a visão que o estudante tem do Judiciário, sobre o seu aprendizado após a visita ao Tribunal.
Para a coordenação, os projetos vêm apresentando um grande avanço e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. A iniciativa é voltada para os estudantes a partir da sétima série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
Os estudantes recebem, durante a visita ao STJ, noções sobre a estrutura, organização e funcionamento do Poder Judiciário. Recebem ainda, um guia elaborado especialmente para eles, com linguagem acessível e de fácil entendimento, para o aprofundamento do tema e, sobretudo, são motivados a desenvolverem o conteúdo em sala de aula, por meio de redações e trabalhos artísticos que, ao fim do ano letivo, são entregues ao Museu do STJ, para serem avaliados por uma comissão multidisciplinar.
Cartões-postais
Entre os trabalhos apresentados neste ano pelos estudantes participantes do Museu-Escola, catorze foram selecionados, enquanto O Despertar Vocacional Jurídico teve sete escolhidos. A categoria artística foi contemplada com cartões-postais, e os selecionados na categoria literária tiveram seus trabalhos retratados em marca-livros, com citações e imagens. Além disso, os estudantes também receberam material escolar.
Os programas sócio-educativos têm ótima receptividade por partes dos estabelecimentos de ensino. Na escola Maxwell, do Guará, a diretora afirmou ser uma honra receber os representantes do Tribunal e ter um de seus alunos premiados, pois eles raramente recebem prestígio fora de seu ambiente. Em Sobradinho, no Centro de Ensino Fundamental 05, o comentário foi o mesmo.
A aluna premiada no Centro de Ensino Fundamental 104 Norte recebeu um diploma de honra ao mérito conferido pela própria escola. Na ocasião, o diretor informou à equipe do STJ que, a partir de 2007, a participação de seus estudantes no projeto Museu-Escola passará a fazer parte de seu conteúdo programático.
Anualmente a coordenação dos projetos premia os melhores trabalhos artísticos e literários dos alunos que participam da iniciativa pioneira no Judiciário brasileiro. Os trabalhos são voltados para a visão que o estudante tem do Judiciário, sobre o seu aprendizado após a visita ao Tribunal.
Para a coordenação, os projetos vêm apresentando um grande avanço e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. A iniciativa é voltada para os estudantes a partir da sétima série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
Os estudantes recebem, durante a visita ao STJ, noções sobre a estrutura, organização e funcionamento do Poder Judiciário. Recebem ainda, um guia elaborado especialmente para eles, com linguagem acessível e de fácil entendimento, para o aprofundamento do tema e, sobretudo, são motivados a desenvolverem o conteúdo em sala de aula, por meio de redações e trabalhos artísticos que, ao fim do ano letivo, são entregues ao Museu do STJ, para serem avaliados por uma comissão multidisciplinar.
Cartões-postais
Entre os trabalhos apresentados neste ano pelos estudantes participantes do Museu-Escola, catorze foram selecionados, enquanto O Despertar Vocacional Jurídico teve sete escolhidos. A categoria artística foi contemplada com cartões-postais, e os selecionados na categoria literária tiveram seus trabalhos retratados em marca-livros, com citações e imagens. Além disso, os estudantes também receberam material escolar.
Os programas sócio-educativos têm ótima receptividade por partes dos estabelecimentos de ensino. Na escola Maxwell, do Guará, a diretora afirmou ser uma honra receber os representantes do Tribunal e ter um de seus alunos premiados, pois eles raramente recebem prestígio fora de seu ambiente. Em Sobradinho, no Centro de Ensino Fundamental 05, o comentário foi o mesmo.
A aluna premiada no Centro de Ensino Fundamental 104 Norte recebeu um diploma de honra ao mérito conferido pela própria escola. Na ocasião, o diretor informou à equipe do STJ que, a partir de 2007, a participação de seus estudantes no projeto Museu-Escola passará a fazer parte de seu conteúdo programático.
Fonte:
STJ
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251793/visualizar/
Comentários