Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Dezembro de 2006 às 07:08

    Imprimir


Os militares da Marinha do Brasil que trabalham no posto da ilha de Trindade, a 1.167 km da costa brasileira, contam agora com internet banda larga (conexão em alta velocidade), por meio do ponto de presença do Gesac (Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) do Ministério das Comunicações.

“Estamos integrando o país pela internet banda larga. Escolas, universidades, órgãos públicos, instituições de pesquisa, postos de fronteiras e todos os pontos extremos do Brasil”, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Antes da conexão do Gesac, os militares estavam completamente isolados do mundo. Eles ficavam até quatro meses sem comunicação com familiares, mas agora têm acesso ilimitado à internet, 24 horas diariamente, podendo utilizar inclusive a telefonia via-internet (Voip).

Além dos 30 militares que cuidam da guarda da ilha, pesquisadores e visitantes também podem usar os serviços disponibilizados. O ponto conta com 10 computadores: quatro no telecentro, dois para pesquisadores, dois para o comando do destacamento militar e outro para o médico.

O Capitão Flávio Rocha, encarregado pela Seção de Logística do Comando do 1º Distrito Naval, disse que a conexão vai permitir a atualização mais rápida dos dados meteorológicos levantados na ilha. Os militares ainda poderão estudar e fazer cursos pela Internet no tempo em que estiverem no local.

A Ilha da Trindade é o ponto habitado mais ao leste do território brasileiro e recebe pesquisadores que desenvolvem pesquisas de campo, com ênfase para o projeto TAMAR (preservação das tartarugas marinhas, que correm risco de extinção). O loca também serve com um posto avançado de Salvamento Marítimo, uma responsabilidade internacional do Brasil.





Fonte: Ministério das Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251942/visualizar/