Desabrigados em Sumatra ultrapassam 400 mil
Sobreviventes esperam ajuda nos telhados das casas inundadas na província de Aceh, área mais atingida pelo tsunami de 2004, quando cerca de 167 mil pessoas morreram na região.
"As águas estão baixando e algumas estradas foram reabertas. Com isso, estamos começando a distribuir suprimentos", disse Syamsul Maarif, que chefia a Coordenação Nacional de Emergência. "O mais importante agora é fornecer remédios e redes protetoras contra insetos", acrescentou, ressaltando a ameaça da dengue.
Dias seguidos de chuvas torrenciais causaram dezenas de deslizamentos de terras e inundações no arquipélago, onde milhões de pessoas vivem nas áreas montanhosas e nas planícies férteis. Na província de Sumatra do Norte, à medida que as águas baixam, milhares de pessoas rumam para a capital regional, Medan, muitas sofrendo de febre e problemas de pele causados pelas más condições de higiene e por água contaminada, informou um porta-voz da Cruz Vermelha.
Assim como outras nações, os Estados Unidos anunciaram a doação de cerca de US$ 100 mil em suprimentos e emergência, incluindo kits de higiene.
Comentários