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Estado amplia oferta de serviços de Referência em Média e Alta Complexidade
A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) vem ampliando a oferta de serviços no atendimento de média e alta complexidade. Uma demonstração da aplicação dessa política acontece no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac). Foram implantados, na gestão Maggi, os serviços de Referência em Neurologia e Oftalmologia, Referência no Tratamento da Obesidade Mórbida e Referência Secundária em Oncologia, com realização de biópsias e outros encaminhamentos para diagnóstico do Câncer. Em parceria com o Hospital Universitário Julio Muller foi implantado o serviço de Referência em Retinopatia Diabética, além da implantação da Unidade de Diagnóstico por Imagem, com aquisição de aparelho para Ecocardiograma. A diretora do Cermac, Maria Conceição Encarnação Vila, anunciou, ainda, que “estamos em fase de construção do Ambulatório para implantação do serviço de Referência para Tratamento de Feridas, um problema de saúde que aflige os usuários com lesões crônicas de pele”.
Conceição Vila creditou esse avanço à sensibilidade do Governo Maggi, em apresentar à Assembléia Legislativa a necessidade da reformulação dos serviços proporcionando a legitimidade necessária para ofertar mais serviços aos usuários do SUS na assistência ambulatorial. “A partir da aprovação, por parte da Assembléia Legislativa, da Lei que criou o Cermac, em julho de 2004, e da Portaria conjunta que estabeleceu a reorganização da Assistência Ambulatorial, o Cermac se estruturou como um Centro de Referência com Serviços de Média e Alta complexidade, consultas especializadas, procedimentos médicos especiais e exames de apoio ao diagnóstico”, explicou a diretora.
DADOS - De acordo com levantamento da Saúde do Estado, desde o início da gestão Blairo Maggi até o ano de 2006, houve um aumento significativo no atendimento de todos os serviços oferecidos pelo Cermac. Com relação às consultas médicas, por exemplo. No ano de 2003 foram realizadas 54.673. Em 2006 foram 56.000 atendimentos. No caso das consultas com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais houve um aumento de 37.000, em 2003, para 44.445 neste ano de 2006. De 68.000 procedimentos realizados em 2003, chegamos a 236.310 procedimentos em 2006. O rendimento geral de 2003 foi de 159.704 atendimentos nas consultas de diversas especialidades. Em 2006 esse rendimento foi de 336.855 atendimentos.
“Podemos identificar, nesses aumentos significativos, a colaboração de toda equipe do Cermac, que sempre busca atender aos usuários de forma humanizada. A sensibilidade do secretário Augustinho Moro em referendar e reforçar as ações do Centro além de oferecer condições necessárias para que nossas ações possam ser realizados a contento é que gerou esses resultados positivos ”, elogiou Conceição Villa.
Relacionando os serviços oferecidos pelo Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade podem ser observados, também, avanços tanto na parte estrutural como organizacional do Centro. Foi criada a Central de Agendamento, Estatística e Arquivo e o setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Qualidade de Vida e Humanização.
OBESIDADE MÓRBIDA - O tratamento da obesidade mórbida é uma experiência de sucesso que exemplifica bem o tipo de atendimento oferecido pelo Cermac. Seguindo a filosofia do Ministério de Saúde, que preconiza o uso das cirurgias bariátricas apenas em casos que o paciente corra risco de vida, recomendando a redução de peso por meio de alimentação saudável, o Cermac tem 3.000 pessoas com obesidade mórbida cadastradas.
Um exemplo de tratamento com sucesso é do usuário Airson Rosa Fonseca, 40 anos, que conseguiu emagrecer 61 quilos durante um ano e seis meses de tratamento. Outro exemplo é da usuária Keila Lima, 22 anos, emagreceu 42 quilos em um ano e um mês de tratamento. “O resultado é fruto do trabalho da equipe multiprofissional, composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, cardiologistas e cirurgiões plásticos, que acompanham os pacientes durante todo o tratamento”, disse Conceição.
O Centro oferece, ainda, atendimento de especialidades de média e alta complexidade que nunca foram oferecidas no SUS em todo o país, como o serviço ambulatorial de Terapia Sexual, Clínica da Dor (que atende a pacientes que sofrem de dor crônica), o Ambulatório do Pé Em Risco (que trata de pacientes com alterações vasculares e que tem comprometimento dos membros inferiores), além dos serviços de nutrição, psicologia e fisioterapia. ”Esses serviços implantamos de acordo com as necessidades da nossa população. Hoje o Estado é referência na inovação de abertura de serviços. O Brasil discute o Pacto pela Saúde 2006, Um dos itens &
Conceição Vila creditou esse avanço à sensibilidade do Governo Maggi, em apresentar à Assembléia Legislativa a necessidade da reformulação dos serviços proporcionando a legitimidade necessária para ofertar mais serviços aos usuários do SUS na assistência ambulatorial. “A partir da aprovação, por parte da Assembléia Legislativa, da Lei que criou o Cermac, em julho de 2004, e da Portaria conjunta que estabeleceu a reorganização da Assistência Ambulatorial, o Cermac se estruturou como um Centro de Referência com Serviços de Média e Alta complexidade, consultas especializadas, procedimentos médicos especiais e exames de apoio ao diagnóstico”, explicou a diretora.
DADOS - De acordo com levantamento da Saúde do Estado, desde o início da gestão Blairo Maggi até o ano de 2006, houve um aumento significativo no atendimento de todos os serviços oferecidos pelo Cermac. Com relação às consultas médicas, por exemplo. No ano de 2003 foram realizadas 54.673. Em 2006 foram 56.000 atendimentos. No caso das consultas com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais houve um aumento de 37.000, em 2003, para 44.445 neste ano de 2006. De 68.000 procedimentos realizados em 2003, chegamos a 236.310 procedimentos em 2006. O rendimento geral de 2003 foi de 159.704 atendimentos nas consultas de diversas especialidades. Em 2006 esse rendimento foi de 336.855 atendimentos.
“Podemos identificar, nesses aumentos significativos, a colaboração de toda equipe do Cermac, que sempre busca atender aos usuários de forma humanizada. A sensibilidade do secretário Augustinho Moro em referendar e reforçar as ações do Centro além de oferecer condições necessárias para que nossas ações possam ser realizados a contento é que gerou esses resultados positivos ”, elogiou Conceição Villa.
Relacionando os serviços oferecidos pelo Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade podem ser observados, também, avanços tanto na parte estrutural como organizacional do Centro. Foi criada a Central de Agendamento, Estatística e Arquivo e o setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Qualidade de Vida e Humanização.
OBESIDADE MÓRBIDA - O tratamento da obesidade mórbida é uma experiência de sucesso que exemplifica bem o tipo de atendimento oferecido pelo Cermac. Seguindo a filosofia do Ministério de Saúde, que preconiza o uso das cirurgias bariátricas apenas em casos que o paciente corra risco de vida, recomendando a redução de peso por meio de alimentação saudável, o Cermac tem 3.000 pessoas com obesidade mórbida cadastradas.
Um exemplo de tratamento com sucesso é do usuário Airson Rosa Fonseca, 40 anos, que conseguiu emagrecer 61 quilos durante um ano e seis meses de tratamento. Outro exemplo é da usuária Keila Lima, 22 anos, emagreceu 42 quilos em um ano e um mês de tratamento. “O resultado é fruto do trabalho da equipe multiprofissional, composta por endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, cardiologistas e cirurgiões plásticos, que acompanham os pacientes durante todo o tratamento”, disse Conceição.
O Centro oferece, ainda, atendimento de especialidades de média e alta complexidade que nunca foram oferecidas no SUS em todo o país, como o serviço ambulatorial de Terapia Sexual, Clínica da Dor (que atende a pacientes que sofrem de dor crônica), o Ambulatório do Pé Em Risco (que trata de pacientes com alterações vasculares e que tem comprometimento dos membros inferiores), além dos serviços de nutrição, psicologia e fisioterapia. ”Esses serviços implantamos de acordo com as necessidades da nossa população. Hoje o Estado é referência na inovação de abertura de serviços. O Brasil discute o Pacto pela Saúde 2006, Um dos itens &
Fonte:
SUS
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252069/visualizar/
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