Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Dezembro de 2006 às 20:24

    Imprimir


Pelo menos 10 pessoas morreram na noite de sexta-feira em incidentes violentos no Iraque, seis delas em Samawa (270 quilômetros ao sudeste de Bagdá) durante conflitos entre policiais iraquianos e membros de uma milícia xiita, segundo diversas fontes.

"Desde a noite passada o hospital recebeu seis mortos, cinco policiais e um civil, e 15 feridos", indicou o tenente Ahmed Hadi, encarregado da segurança do hospital de Samawa.

Dois policiais morreram neste sábado por disparos de morteiro que caíram sobre um posto policial. As outras vítimas morreram por tiros de armas ligeiras, explicou Hadi.

Os combates começaram nesta sexta-feira na saída de uma mesquita depois da oração, enquanto os policiais tentavam se opôr à presença de homens armados no recinto religioso, acrescentou.

Estes atos violentos continuavam no sábado com enfrentamentos entre policiais e combatentes locais do Exército de Mahdi, a milícia do chefe radical xiita Moqtada Sadr.

Os policiais receberam o reforço de membros de duas poderosas tribos locais, às quais pertenciam vários dos policiais mortos. Os homens tomaram um centro do Exército do Mahdi "para vingar a morte" dos colegas, segundo uma fonte policial.

Eles tomaram conta do edifício e, no sábado, continuavam, junto os policiais, a perseguir milicianos xiitas pelas ruas da cidade, sob toque de recolher.

Por outro lado, duas pessoas morreram na manhã deste sábado em Baaquba, a 60 quilômetros ao norte de Bagdá, em combates entre insurgentes e policiais, e outras duas pessoas morreram em Kirkuk (250 quilômetros ao norte de Bagdá) na explosão de uma bomba, segundo fontes policiais locais.

Além disso, o ministro iraquiano da Defesa anunciou neste sábado a prisão de "15 terroristas" na província de Diyala, dois deles supostos membros da Al-Qaeda.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252389/visualizar/