Discovery pousa em segurança na Flórida
Apesar do mau tempo, que provocou horas de atraso, o Discovery pousou em segurança às 17h32 (20h32 pelo horário de Brasília). O ônibus espacial precisava retornar à Terra até este sábado, ou ficaria com pouco combustível.
O retorno da nave foi atrasado porque os astronautas tiveram de fazer uma quarta caminhada espacial, que não estava programada, para consertar um painel de captação de energia solar que estava emperrado.
Durante a missão, os sete membros da tripulação fizeram diversos trabalhos na ISS, incluindo a renovação de seu sistema elétrico.
Uma das tripulantes, a astronauta americana Sunita Williams, ficou na ISS, no lugar do alemão Thomas Reiter, que voltou à Terra com o resto da tripulação do Discovery.
Missões
A Nasa (a agência espacial americana) calcula que sejam necessárias pelo menos 13 outras missões para completar o trabalho de construção da ISS.
A agência espera concluir o trabalho até 2010, quando a atual frota espacial será substituída por uma nova geração de naves tripuladas.
A próxima missão deverá ser realizada pelo ônibus espacial Atlantis, em março de 2007, quando os astronautas deverão instalar na ISS um terceiro conjunto de painéis solares e baterias.
O Discovery deverá voltar ao espaço em outubro de 2007. A Europa tem um interesse especial nesta missão, que será encarregada de levar à ISS o laboratório científico Columbus, a maior contribuição européia para o projeto da Estação Espacial Internacional.
A construção da estação está orçada em US$ 100 bilhões.
Comentários