Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Dezembro de 2006 às 14:24

    Imprimir


Mato Grosso terá Central de Tratamento de Resíduos de Saúde, instalada em Várzea Grande, às margens da rodovia Mário Andreazza. No local serão depositados os dejetos de hospitais, farmácias, laboratórios, clínicas odontológicas e veterinárias. Está será a primeira empresa a prestar esse tipo de serviço.

Atualmente, a geração de resíduos de saúde das duas cidades está entre 100 e 120 toneladas de lixo por mês. No total, o lixo sofrerá uma redução de até 60% no volume. A unidade de tratamento vai ter capacidade de processar 4 toneladas por dia de resíduos.

A central dará tratamento a todo o lixo hospitalar e de estabelecimentos de saúde de Cuiabá e Várzea Grande. Desde cuidados como a coleta, transporte, manuseio, armazenamento, tratamento e disposição final.

Dados oficiais apontam que a geração de resíduos sólidos no Brasil é de aproximadamente 150 mil toneladas/dia, com geração per capita de 1 kg/hab/dia, sendo deste total cerca de 1% a 3% de resíduos de serviços de saúde.

Em Mato Grosso, esse números são em torno de 3 mil toneladas/dia de resíduos sólidos urbanos, e seguindo a proporção a nível nacional, teríamos então a geração de 60 toneladas/dia de resíduos de serviços de saúde.

Segundo o IBGE (2000), apenas 14% dos resíduos hospitalares são devidamente tratados no Brasil. A maior parte ainda segue para lixões e aterros, gerando diversas formas de contaminação e poluição.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252863/visualizar/