Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Terça - 19 de Março de 2013 às 10:29
Por: Priscila Dal Poggetto

    Imprimir


Divulgação
Audi Q3 foca os itens de conforto
Audi Q3 foca os itens de conforto
 
Volvo XC60 X Audi Q3 (Foto: Editoria de Arte/G1)



Os crossovers ganham cada vez mais espaço em mercados como o brasileiro, onde a procura por carros maiores tem crescido devido ao aumento do poder aquisitivo, ou como os Estados Unidos, onde a pressão dos preços de combustível tem forçado os consumidores a procurarem modelos menores do que SUVs e caminhonetes. Por isso, nos últimos anos, tantas opções foram lançadas e desembarcam por aqui logo após as estreias mundiais. Entre elas, está o Volvo XC60 e o  Audi Q3.

Cada um preserva características bem distintas, mas que se cruzam pelo perfil dos consumidores que os procuram. Por isso, o conceito "crossover" ao misturar características de dois tipo de categoria (no caso, SUV e sedã) cai tão bem.

Tecnologia os dois concorrentes têm de sobra para oferecer, mas o modelo alemão foca mais no conforto no habitáculo, enquanto o sueco defende o quesito “segurança”, que dá fama a seus modelos.

Assim, o Q3 traz de série na versão topo de linha testada pelo G1, a Ambition, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro (com gráfico), sensores de luz e chuva, bancos dianteiros com ajustes elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e que podem ser aquecidos, rack de teto em alumínio e rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 235/50. Também traz  bancos revestidos em couro ecológico (com ajuste elétrico para o motorista), ar-condicionado automático, volante em couro multifuncional com paddles shift, computador de bordo, pacote de luzes em LED, freio de estacionamento eletromecânico, rádio Concert, Audi Music Interface e conexão Bluetooth para telefone celular.

Como itens de segurança, o modelo alemão tem ainda airbags frontais, laterais e para cabeça, alarme antifurto, assistente de partida em aclives, cintos de segurança com sensor de afivelamento, sistema eletrônico de estabilidade (ESP), luz de neblina traseira, faróis bi-xênonio, com luzes diurnas em LED, e ajuste automático de altura dos faróis.

Volvo XC60 tem linhas imponentes, mas destaca segurança (Foto: Divulgação)Volvo XC60 tem linhas imponentes, mas destaca segurança (Foto: Divulgação)

Por ouro lado, o Volvo topo de linha T6 R-Design avaliado destaca como itens de série controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), City Safety, sistema inteligente de informação, faróis xenon adaptativos com jato lavador, controle anticapotamento (RSC), sistema de freios "ABS" e "EBA", sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS), cintos de segurança com pré-tensionadores, opção para desligar o airbag do passageiro, airbags frontais, laterais e de cortina.

Fora isso, tem detalhes em metal polido e cromados, faróis com lâmpadas de xexônio,  navegação GPS com tela de 7 polegadas, câmera traseira e sensores de estacionamento nas extremidades, sistema de som Premium com 12 alto-falantes, sistema de controle de frenagem em descida e o BLIS, que detecta carros ou motos nos pontos cegos dos retrovisores.

Mecanicamente, apenas a suspensão recebe ajuste diferenciado em relação às outras versões do modelo, para ficar com dinâmica mais esportiva.

Visibilidade X acabamento
Muito equipamento invisível aos olhos, na verdade. Por isso, quando se entra em um XC60 pela primeira vez, a sua simplicidade – embora com qualidade nos materiais – desanima ao guia-lo. Afinal, o preço dá peso ao carro. Porém, a condução do XC60 é mais confortável do que a do todo enfeitadinho Q3, mesmo contando o apelo do amplo teto solar.

Acabamento interno do Volvo XC60 é mais simples, mas qualidade dos materiais é boa (Foto: Divulgação)Acabamento interno do Volvo XC60 é mais simples, mas qualidade dos materiais é boa (Foto: Divulgação)

O modelo da Volvo tem posição de dirigir mais confortável e permite boa visibilidade frontal e noção de sua dimensão, o que facilita muito as manobras. Outro sistema que dá vantagem ao modelo sueco é o sensor de estacionamento, por ser mais preciso. No caso do Audi, o alerta começa a “gritar” sem estar tão próximo assim do objeto, o que irrita e atrapalha nas manobras, especialmente difíceis balizas. Aliás, os dois carros são bem grandalhões e exigem vagas com bom espaço. Ou seja, mesmo se for um opcional, como no caso do Q3 e das versões de entrada e intermediária do XC60, vale a pena investir na câmera de ré.

Audi Q3 (Foto: Divulgação)Audi Q3 tem visual mais esportivo e glamouroso (Foto: Divulgação)

Desempenho parecido
Sobre o desempenho, os modelos são bem parecidos. A estabilidade dos dois é garantida pelos avançados sistemas eletrônicos e pela suspensão firme o suficiente para deixar a condução mais esportiva. Por causa da altura em relação ao solo, não há dificuldades com obstáculos como lombadas, valetas e buracos.

Audi Q3 é menor do que o XC60, mas tem bom porta-malas (Foto: Divulgação)Audi Q3 é menor do que o XC60, mas tem bom porta-malas (Foto: Divulgação)

Já os motores têm potência e torque de sobra para acelerar na estrada e rodar pela cidade — O Volvo R-Design tem as opções 2.0 turbo de 240 cv e 32,6 kgfm e 3.0 turbo de 304 cv e 44,9 kgfm (esta última, a que o G1 avaliou), enquanto o Audi Q3 tem 2.0 Turbo FSI de 170 cv e 28,5 kgfm ou 2.0 Turbo FSI de 211 cv e 30,5 kgfm (avaliada pelo G1). Mesmo assim, a pegada mais esportiva do Q3 torna a condução mais empolgante.

Volvo XC60 tem dirigibilidade melhor do que o Q3 (Foto: Divulgação)Volvo XC60 tem dirigibilidade melhor do que o Q3 (Foto: Divulgação)

As trocas de marchas também são feitas por transmissões bem avançadas, mas a dinâmica do Audi leva vantagem. Ele vem com câmbio S Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem — a tração é integral Quattro. Já o XC60 traz câmbio automático de seis velocidades Geartronic e dupla embreagem. A tração também é nas quatro rodas.

A capacidade do porta-malas é semelhante, apesar de o Q3 ser um veículo menor, e, nos dois casos, ótimos para acomodar bagagens para longas viagens. São 495 litros no XC60 e 460 litros no Q3. Espaço também não falta para o conforto dos ocupantes — três pessoas no banco de trás ficam bem acomodados.

Conclusão
Se design chamativo, teto solar panorâmico e itens de conforto a balde forem itens essenciais na compra, o Q3 leva a frente nesta disputa. Contudo, se o que pesar for conforto na condução e a série de itens modernos de segurança, o XC60 ganha. Já no quesito consumo, eles empatam por terem gasto alto de combustível. Com tudo na balança, o Q3 leva a taça ao considerar preço (R$ 179.900 contra R$ 234.900), conjunto mecânico e itens de conforto.

Volvo XC60 tem excelente desempenho em cidade e estrada (Foto: Divulgação)Volvo XC60 tem excelente desempenho em cidade e estrada (Foto: Divulgação)
Audi Q3 (Foto: Divulgação)Audi Q3 ganha comparativo por "conjunto final" (Foto: Divulgação)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/25294/visualizar/