Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 21:56

    Imprimir


Policiais militares da equipe de Força Tática de Taubaté participaram hoje pela manhã de uma vistoria na P-1 (Penitenciária Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra) de Tremembé e descobriram um túnel com 25 metros de extensão que seria usado em uma fuga em massa da unidade.

A vistoria também encontrou no local 16 celulares, 24 papelotes de maconha, uma muda de maconha em um vaso, dois papelotes de cocaína, nove carregadores de celular, 10 chips e uma peruca.

A vistoria na unidade de segurança máxima foi solicitada pela direção da penitenciária após suspeitas levantadas pelos funcionários de que os presos estariam planejando uma fuga durante as festividades de final de ano.

Segundo um funcionário da P-1 que não quis se identificar, a suspeita de fuga se consolidou após a unidade ficar sem água por seguidas vezes. "Os presos cavam os túneis e jogam a terra pela descarga da privada. Como eles dão descargas várias vezes seguidas, a água acaba", disse o funcionário.

Com capacidade para 750 presos, a P-1 conta hoje com mais de 1.300 pessoas detidas. Segundo o comandante do 5º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Luis Augusto Guimarães, o túnel ainda estava longe da muralha, mas fazia ligação com diversas celas do raio 2.

"Era uma questão de dias para ultrapassar (a muralha). A quantidade de pessoas que estava trabalhando nisso era enorme." Participaram da revista, iniciada às 7h, 65 policiais distribuídos em dez viaturas, além de cães. A revista foi encerrada por volta de 14h. Um caminhão de terra foi usado para tampar o túnel.

O presidente da regional do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) para o Vale do Paraíba, Joselito Vaz, criticou a superlotação dos presídios, o que dificulta a vigilância. "Essa época é mais propícia para tentativas de fuga. A partir de agora até o Carnaval é um período crítico. Onde você encontra túnel é em cadeias superlotadas. Iso sem contar que as unidades permanecem defasadas em números de funcionários."

A direção da P-1 abriu uma sindicância para apurar a tentativa de fuga por meio do túnel e a localização dos celulares e drogas durante a revista.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253030/visualizar/