Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 20:31

    Imprimir


O governo espera iniciar as obras de transposição do rio São Francisco em janeiro de 2007, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou na terça-feira sem efeito as liminares que impediam o desenvolvimento dos trabalhos, informou o Ministério da Integração Regional.

Mas a transposição, que deverá receber investimentos de R$ 4 bilhões, ainda precisa de uma liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ser iniciada.

O Ibama já concedeu licença prévia, considerando "o Projeto de Integração do São Francisco ambientalmente viável". "O próximo passo é avaliar a licença de instalação, que permite o início da obra", informa o Ibama em seu site.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ibama, não há uma definição de prazo para a licença ser avaliada. Nenhum diretor do órgão estava disponível para comentar o assunto.

A decisão do STF, proferida pelo ministro Sepúlveda Pertence, também autorizou a retomada do processo de licenciamento do projeto pelo Ibama.

A transposição, que prevê o desenvolvimento sustentável do semi-árido setentrional do Nordeste e da Bacia do São Francisco, tendo como um dos focos a fruticultura na região, é uma das prioridades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as obras previstas está a construção de canais com 700 quilômetros de extensão, que levariam água do rio para regiões tradicionalmente secas de quatro Estados (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Ceará).

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Regional, já foi feito um convênio com o Exército para o início das obras, que prevê a liberação de R$ 100 milhões para o projeto.

Ainda segundo o ministério, o Batalhão de Engenharia do Exército, que tem experiência na execução desse tipo de trabalho, será encarregado de construir o chamado "canal de aproximação" que levará a água do rio até as estações de bombeamento.

Essa etapa do projeto terá participação do Exército independentemente dos processos licitatórios que serão lançados durante a execução da obra.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253036/visualizar/