Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 16:50

    Imprimir


Na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), aconteceu a assembléia de eleição para a nova diretoria do Comdipi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) para o biênio 2007 e 2008.

Eleito por unanimidade, o professor Luiz Roberto da Costa Pinto, mestre em gerontologia assumirá a presidência do Conselho pelos próximos dois anos. Luiz Roberto é funcionário efetivo da Diretoria de Desporto e Lazer da Secretaria Municipal de Educação, além de professor universitário.

Para a vice-presidência foi eleita com 8 votos a professora Iva Ferreira Gonçalves. A professora é representante do NOET - Núcleo de Organização de Estudos da Terceira Idade da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

Além da eleição, durante a assembléia os novos conselheiros titulares e suplentes indicados pelas instituições governamentais e não-governamentais que compõe o conselho receberam instruções de como funciona os trabalhos e fiscalizações competentes ao órgão. Além disso, a atual presidente, professora Ana Maria Caporossi, enfatizou a responsabilidade do Conselho em relação às políticas públicas adotadas para a proteção da pessoa idosa. "Nós temos o dever de fazer com que esses direitos aconteçam", afirmou Caporossi.

COMDIPI - O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) é o órgão condutor e fiscalizador das ações relativas à Política Nacional do Idoso, criado pela Lei Municipal nº 3.162 de 16 de Julho de 1993. A entidade possui representações governamentais nas áreas de Educação, Desporto e Lazer, Saúde, Assistência Social, Cultura, Comunicação, Transporte Urbano e Procuradoria Geral além de contar com organizações não governamentais como FESC, FEMAB, AMPI, Probus-Club, NOETI/UFMT, ABCMI, SENAC e OAB/MT.

Projeções da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que entre 1950 e 2025 a população de idosos crescerá dezesseis vezes contra cinco vezes da população total, resultado que conclui que nos próximos cinqüenta anos deve haver no mundo, pela primeira vez na história, mais pessoas acima de 60 anos do que menores de 15 anos de idade. Hoje, Cuiabá possui cerca de 30 mil idosos.

Mais informações





Fonte: PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253062/visualizar/