Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 15:44

    Imprimir


O Governo do Estado de Mato Grosso se destacou, durante o ano de 2006, por uma série de ações ousadas visando promover a inclusão social de segmentos da população que precisavam de atenção do Poder Público para usufruir melhor qualidade de vida. No âmbito da Secretaria de Estado de Saúde uma dessas iniciativas foi a criação do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), que oferece serviços na área de prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões bucofaciais e do câncer de boca para pacientes especiais e que tem, no MT Laboratório, a referência estadual para a realização de exames de patologia bucal, cito e histopatologia.

Atualmente o Ceope tem 3.539 pacientes cadastrados o que resultou na realização de 61.008 procedimentos assim distribuídos: 19.067 consultas e atendimentos ambulatoriais, 986 biópsias, 58 procedimentos médicos sob anestesia geral, realizados em ambiente hospitalar, 271 atendimentos, sob sedação, para monitoração e condicionamento de pacientes no Centro Cirúrgico do Ceope e 40.596 atendimentos do serviço social.

Além do atendimento completo a pacientes especiais, o Ceope oferece ainda, o serviço de correção de fissuras labiopalatais (também conhecidas como lábios leporinos), em parceria com o Hospital Geral Universitário (HGU). A diretora-geral do Ceope, Daniely Beatrice, disse que ”desde a abertura desses serviços Mato Grosso já realizou 61 cirurgias, com sucesso, indo desde a correção da má formação à reabilitação da fala e, em muitos casos, todo o tratamento odontológico necessário. O fato inédito para Mato Grosso, foi a operação de uma paciente da terceira idade, Maria Pedroso de Lima, de 72 anos, que além da cirurgia de correção, que foi um sucesso total, surpreendeu na fisioterapia da fala e na correção de toda a arcada dentária”.

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) foi criado pela Lei 8.344, de 30 de junho de 2005, com especialização em câncer bucal definida na Resolução da Lei 8.342, do mesmo ano. A Lei também definiu o MT Laboratório como referência estadual na realização de exames de patologia bucal. O Ceope tem capacidade de atender em média 80 pacientes por dia.

O Centro ministra cursos de capacitação de profissionais em municípios do interior para tornar possível a descentralização e interiorização do serviço de odontologia estadual para pacientes especiais. Durante 2006 realizou capacitação de 394 servidores do Ceope, tanto na Grande Cuiabá quanto no interior do Estado em cursos como Radiodiagnóstico. Psicooncologia, Biossegurança, diagnóstico em câncer bucal e Odontologia para Pacientes com Fissuras Labiopalatais.

A campanha “Mato Grosso Contra o Câncer Bucal” foi levada, pelo Ceope, aos municípios de Araputanga, Cuiabá, Poconé, Rondonópolis, Tangará da Serra, Jaciara, Sorriso, Colíder, Diamantino, Sapezal, Juara, Sinop, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta e aos municípios da Baixada Cuiabana. 2007 -

Para o ano de 2007 a proposta do Ceope é continuar a excelência do trabalho prestado até aqui dando continuidade à descentralização do atendimento de pacientes especiais visando o oferecimento dos serviços de diagnóstico do câncer bucal nos 17 Escritórios Regionais de Saúde do Estado. “Em 2007 também pretendemos”, anunciou Daniely Beatrice, “ministrar um curso de Estomatologia, aplicada a pacientes com câncer bucal, e um curso de Baby Clinica para pacientes especiais. Iremos expandir de uma para duas as cirurgias sob anestesia geral, por semana, bem como os períodos de assistência sob sedação semanal”.

Segundo a diretora, o Ceop chega ao término do ano de 2006 com o reconhecimento obtido em vários desempenhos. “O Ceope é considerado instituição modelo na região Centro-Oeste do país, modelo em Gestão de política de Recursos Humanos para a Secretaria de Estado de Saúde, modelo do programa de Humanização do Ministério da Saúde (MS) e da Ses e pioneiro na implantação do programa Saúde do Trabalhador.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253082/visualizar/