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Cidades/Geral
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 09:49

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Prefeitos, lideranças políticas e entidades estiveram reunidos, ontem, na Câmara Municipal com representantes do Grupo Trabalho Interministerial responsável pela elaboração do Plano BR-163 Sustentável, desenvolvido por 14 ministérios para conter a expansão do destruição das florestas desencadeado, principalmente, depois do anúncio de asfaltamento da rodovia. O presidente do Comitê Pró-BR-163 (ong) em Sorriso, Jorge Baldo, foi feita a apresentação final do plano e do modelo de gestão que pretende implantar. Em 180 dias, segundo ele, serão formados comitês gestores, nos três Estados (Mato Grosso, Pará e Amazônia) para auxiliar e fiscalizar o processo de pavimentação da BR-163, do Nortão até Santarém (PA).

O encontro foi coordenado pelo representante do Ministério da Integração, Júlio Miragaya, que também é secretário executivo do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163. Ele reafirmou a determinação do presidente Lula, que colocou a conclusão rodovia entre as oito obras mais prioritárias do país, com conclusão prevista em 3 anos.

A nova promessa do governo federal é iniciar o asfaltamento ano que vem. A BR-163 é considerada a principal via para o transporte da produção do norte do Mato Grosso para o porto de Santarém (PA), garantindo a exportação principalmente para os países do hemisfério norte. A área de influência da rodovia coincide com uma importante área de expansão da fronteira da soja. É ali que estão instaladas indústrias que processam o grão em óleo ou farelo para a exportação.

O plano foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) desde 2004, hoje composto por 21 órgãos federais, conta com colaboração dos governos estaduais do Mato Grosso, do Pará e do Amazonas, prefeituras municipais e diversos setores da sociedade, buscando por meio do diálogo e da negociação, a construção de acordos e parcerias em prol do desenvolvimento da região.

A sociedade organizada ainda espera que, depois de tanta discussão, resulte a formulação de diretrizes estratégicas e ações prioritárias para o desenvolvimento regional sustentável. A rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica, riquezas naturais, e diversidade étnica e cultural. Dessa riqueza natural dependem aproximadamente dois milhões de habitantes, envolvendo diversos grupos sociais e econômicos. Ao mesmo tempo abriga um dos pólos agrícolas mais produtivos do país, com destaque para a produção de soja.

Fazem parte da área do plano, 71 municípios, sendo 28 no Estado do Pará, 37 no Estado do Mato Grosso, e seis no Estado do Amazonas, perfazendo uma área total de 1,23 milhão de km2 (123 milhões de hectares) que correspondem a 24,6% da Amazônia Legal e 14,47% do território nacional.

Para produtores, industriais madeireiros e outros segmentos empresariais do Nortão de Mato Grosso, a conclusão do asfaltamento da rodovia, a partir de Guarantã do Norte até Santarém (aproximadamente 900 km) permitirá escoar os produtos com maior rapidez e economia de US$ 30/tonelada comparando-se com a rota atual que o escoamento via portos de Santos (SP) e Paranaguá(PR).





Fonte: Só Notícias

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