Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Dezembro de 2006 às 06:53

    Imprimir


CHICAGO, EUA - Uma abundância de vitamina D parece evitar a esclerose múltipla, de acordo com estudo que avaliou mais de 7 milhões de pessoas e oferece algumas das evidências mais fortes do poder da "vitamina do sol" contra a doença.

A pesquisa descobriu que membros brancos das Forças Armadas dos EUA, com os níveis mais altos de vitamina D no sangue, tinham 62% menos chance de desenvolver esclerose múltipla que pessoas com níveis baixos da vitamina.

Não houve correlação semelhante em meio a negros ou hispânicos, possivelmente porque havia muito poucos representantes dos dois grupos na população estudada. Além disso, o corpo produz vitamina D a partir da luz solar, e a pele escura não absorve a radiação tão facilmente quanto a pele clara.

A nova pesquisa reforça resultados de estudos anteriores que examinaram por que a doença é mais comum em populações mais distantes do equador, que vivem em regiões onde há menos iluminação solar durante o ano.

O estudo será publicado na edição desta quarta-feira, 20, do periódico Journal of the American Medical Association.

O médico Alberto Ascherio, principal autor do trabalho, adverte que o resultado ainda é muito preliminar para dar margem a um conselho para que as pessoas adotem suplementos da vitamina.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253271/visualizar/