Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Dezembro de 2006 às 14:28

    Imprimir




A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prorroga até 30 de janeiro de 2007 a inscrição e a entrega de Portfólio para o “Prêmio Minha 2ª Casa”, destinado às escolas estaduais que desenvolveram ao longo dos dois últimos anos (2005 e 2006) algum projeto inovador.

O Prêmio está em sua segunda edição e tem os seguintes objetivos: valorizar as escolas estaduais que desenvolvem ações de preservação e conservação do patrimônio; divulgar e efetivar a Lei 8.078 - que institui a Semana da Conservação Escolar na rede pública de ensino -; e incentivar a realização da “Semana da Conservação Escolar”, conhecida como “Dia D”.

Só podem se inscrever no Prêmio as unidades escolares da rede estadual de ensino que estiverem com todas as suas prestações de contas em dia. Os gestores interessados podem se inscrever pela Internet, no site da Seduc www.seduc.mt.gov.br, pelo e-mail gestãoescolar@seduc.mt.gov.br ou ainda por malote.

No ato da inscrição, a escola deverá indicar uma pessoa responsável pelo fornecimento de informações relativas ao Prêmio e pelo cumprimento dos seus requisitos, prazos, preenchimento e encaminhamento das seguintes documentações: formulário de inscrição/cadastro; formulário de avaliação da escola, aplicado pelo Comitê Municipal; documento de adesão ao Dia D – da conservação do patrimônio escolar promovido pela Seduc –; evidências das ações e projetos, como: fotos (no máximo 30, via CD), vídeos (uma fita VHS) e outros.

“A perspectiva do “Prêmio Minha 2ª Casa” é a de que a unidade de ensino busque melhorar cada vez mais sua condição de existência, garantindo um espaço público de qualidade, sustentado por uma cultura de preservação e conservação. Tudo isso para despertar em seus freqüentadores a idéia de que o espaço escolar pode ser concebido como uma segunda casa”, informa a técnica da Seduc, Elizabete Regina Rossetto.

Critérios de Avaliação e Premiação

As escolas que vão concorrer devem observar os três eixos temáticos do Prêmio, que são: “Gestão”, “Saúde e Meio Ambiente” e “Educação e Desenvolvimento”. O primeiro deles, refere-se ao conjunto de ações relacionadas às práticas gerenciais, à promoção e formação da cidadania dos alunos, ao clima favorável na relação comunidade/escola e a boa aplicação dos recursos públicos.

Já o segundo eixo compreende o conjunto de ações que visam promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. Ele considera a limpeza e higiene do pátio, salas de aulas, banheiros e outras dependências bem como a existência de jardins, estado de conservação das carteiras, paredes e muros, entre outros. E, por fim, o terceiro eixo trata do conjunto de ações dos projetos inovadores e pedagógicos, nas áreas de conhecimento do ensino.

Além da observância dos eixos temáticos, a escolha das instituições premiadas observará alguns critérios, como a relação entre a comunidade e a escola; a redução dos gastos financeiros no pagamento de tarifas públicas (água, eletricidade e telefone); mecanismos e projetos pedagógicos que respeitem os princípios de interdisciplinaridade, voltadas para o fortalecimento da cultura e da conservação do patrimônio público; e projetos e ações que fomentam a conservação do meio-ambiente.

Como princípio de igualdade, o prêmio está dividido em três categorias: pequena para aquelas que atendem até 500 alunos; média entre 501 e 1000 estudantes; e grande para as unidades que têm acima de 1000 alunos.

As três melhores escolas de cada uma das três categorias escolhidas pela comissão julgadora serão premiadas com uma filmadora (1º lugar); uma máquina digital fotográfica (2º lugar); e um kit de uniforme esportivo (3º lugar).

Outras informações podem ser obtidas nas Assessorias Pedagógicas, Superintendência de Gestão Escolar (que está coordenando o processo na Seduc) e pelo telefone: 3613-6420/6442, falar com Elizabete, Yara e Guilherme.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253622/visualizar/