Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Dezembro de 2006 às 13:46

    Imprimir




A região boliviana de Santa Cruz foi novamente cenário de incidentes violentos protagonizados por simpatizantes dos dirigentes cívicos, que teriam incendiado dois mercados pertencentes à comunidade indígena da área. Segundo a imprensa local informa hoje, a 400 quilômetros da capital de Santa Cruz, na localidade de San Miguel de Velasco, grupos armados com paus, gasolina e pedras queimaram no domingo dois mercados do lugar, cujos proprietários tiveram que fugir para não serem agredidos.

O incidente foi denunciado pelo prefeito deste município, Pedro Dorado, que afirmou que os agressores têm ligação com os cívicos e à Unión Juvenil Cruceñista.

O porta-voz do Comitê Cívico Pró-Santa Cruz, Daniel Castro, coincidiu com a declaração de Dorado, mas negou a entidade esteja encorajando este tipo de atos violentos.

Em declarações à "Agência Boliviana de Informação" ("ABI", estatal), o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, disse que o Governo ordenou a trasnferência de efetivos policiais à zona "para conter estes fatos intoleráveis de violência e vandalismo".

"Lamentamos as agressões de grupos que transgridem a ordem constitucional, com atropelos contra os povos e instituições que protegem os direitos indígenas", acrescentou Quintana.

Os confrontos neste departamento boliviano começaram na sexta-feira passada, horas antes de ocorrer na cidade de Santa Cruz uma grande reunião para referendar o regime autônomo de gestão defendido pela região.

Por isso, cerca de 30 efetivos policiais continuam em alerta na região, disse hoje Robert Shock, prefeito de Guarayos, um dos municípios do norte de Santa Cruz que foi afetado pela onda de violência dos últimos dias.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253639/visualizar/