Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Dezembro de 2006 às 11:03

    Imprimir




Ramallah - O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, elogiou hoje o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, por ter antecipado as eleições e pediu à comunidade internacional que se mobilize em apoio ao líder palestino. No sábado, Abbas convocou eleições antecipadas sob pretexto de encerrar um impasse iniciado há quase um ano entre sua facção, a Fatah, e o grupo islâmico Hamas, que venceu por ampla margem as eleições de janeiro e hoje controla tanto o Parlamento quanto o gabinete.

O Hamas desqualificou a antecipação das eleições como ilegal e sugeriu que a medida seria apenas uma tática do Fatah para tentar forçar o Hamas a aceitar um governo de unidade nacional. Numa entrevista coletiva conjunta concedida ao lado de Blair em Ramallah, na Cisjordânia, Abbas assegurou sua determinação em dar seqüência ao plano de eleições antecipadas.

"Nós realizaremos eleições antecipadas, parlamentares e presidenciais. Não há nada em vista que nos impeça", declarou. "Somos um povo democrático, então deixemos que o povo decida", prosseguiu. Abbas também comentou que a situação nos territórios palestinos é "perigosa" depois de uma semana de violência interna entre o Hamas e a Fatah.

Os dois grupos aderiram a um frágil cessar-fogo ontem à noite, mas episódios esporádicos de violência continuavam ocorrendo hoje em Gaza. Por sua vez, Blair conclamou a comunidade internacional a apoiar Abbas e sua iniciativa. Ele também pediu mais esforços para amenizar a crise humanitária agravada pelo boicote internacional imposto à ANP depois que o Hamas chegou ao poder.





Fonte: AE/AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253677/visualizar/