Blair pede que comunidade internacional apóie Abbas na resolução de conflito
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) anunciou hoje em Ramala a convocação de eleições presidenciais e legislativas antecipadas para o próximo ano, medida que o movimento islâmico Hamas (à frente do Governo palestino) se apressou em rejeitar.
O primeiro-ministro do Reino Unido qualificou o discurso pronunciado hoje por Abbas de "importante, nestes momentos críticos".
Blair reiterou que "Abbas mostrou hoje sua liderança como presidente e nós, como comunidade internacional, temos que ensinar nosso apoio".
O primeiro-ministro do Reino Unido ressaltou que "a comunidade internacional deve trabalhar para retomar o processo de paz".
Segundo Blair, a comunidade internacional e Abbas dizem aos dirigentes do Hamas que "podem ser uma parte da solução, e não faz falta que sejam uma parte do problema".
Após se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e com o xeque da prestigiosa instituição do Islã sunita Al Azhar, Mohammed Sayed Tantawi, o primeiro-ministro do Reino Unido afirmou que "a porta ainda está aberta para que o Hamas participe, a qualquer momento, em um Governo de união nacional".
Blair lembrou que a rejeição do Hamas em libertar o soldado israelense Gilad Shalit, seqüestrado em 25 de junho em Gaza por milicianos palestinos, e de formar um Governo de união nacional "demonstra sua intransigência".
Blair declarou que "se o Hamas mudar sua postura, um grande número de presos palestinos serão libertados, será liberada uma ajuda econômica adicional ao povo palestino e se abrirá um caminho claro para o reatamento das negociações de paz, que contarão com o apoio dos Estados Unidos e de outros países".
Blair chegou ao Egito vindo de Ancara, onde também ressaltou a importância de encontrar uma solução para o conflito do Oriente Médio.
"Para o bem da região e do mundo, não há nada mais importante que encontrar uma solução para o conflito do Oriente Médio", afirmou Blair em entrevista coletiva conjunta com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan.
Blair e Erdogan afimaram que colaborarão para encontrar uma solução para o conflito.
A visita de Blair ao Egito acontece durante viagem que o primeiro-ministro realiza pelo Oriente Médio, na qual também visitará Israel e os territórios palestinos.
Blair disse que as conversas que terá nos próximos dias serão "importantes neste período crítico" para o conflito do Oriente Médio.
Em sua reunião com Mubarak, os dois responsáveis conversaram sobre o conflito palestino-israelense, assim como sobre as relações bilaterais, entre outros assuntos de interesse comum.
Com o xeque de Al Azhar, Blair abordou o assunto do diálogo de civilizações, segundo a agência oficial de notícias egípcia "Mena".
Comentários