Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Dezembro de 2006 às 21:52

    Imprimir


O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, pediu hoje à comunidade internacional que apóie o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para conseguir um avanço no caminho rumo a uma solução para o conflito palestino-israelense. "Abbas é sério no assunto de realizar eleições (antecipadas) porque é o único caminho para conseguir um avanço se o povo palestino quiser o estabelecimento de dois Estados e conseguir apoio político e financeiro para conseguir isso", afirmou Blair, que realiza visita oficial no Egito.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) anunciou hoje em Ramala a convocação de eleições presidenciais e legislativas antecipadas para o próximo ano, medida que o movimento islâmico Hamas (à frente do Governo palestino) se apressou em rejeitar.

O primeiro-ministro do Reino Unido qualificou o discurso pronunciado hoje por Abbas de "importante, nestes momentos críticos".

Blair reiterou que "Abbas mostrou hoje sua liderança como presidente e nós, como comunidade internacional, temos que ensinar nosso apoio".

O primeiro-ministro do Reino Unido ressaltou que "a comunidade internacional deve trabalhar para retomar o processo de paz".

Segundo Blair, a comunidade internacional e Abbas dizem aos dirigentes do Hamas que "podem ser uma parte da solução, e não faz falta que sejam uma parte do problema".

Após se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e com o xeque da prestigiosa instituição do Islã sunita Al Azhar, Mohammed Sayed Tantawi, o primeiro-ministro do Reino Unido afirmou que "a porta ainda está aberta para que o Hamas participe, a qualquer momento, em um Governo de união nacional".

Blair lembrou que a rejeição do Hamas em libertar o soldado israelense Gilad Shalit, seqüestrado em 25 de junho em Gaza por milicianos palestinos, e de formar um Governo de união nacional "demonstra sua intransigência".

Blair declarou que "se o Hamas mudar sua postura, um grande número de presos palestinos serão libertados, será liberada uma ajuda econômica adicional ao povo palestino e se abrirá um caminho claro para o reatamento das negociações de paz, que contarão com o apoio dos Estados Unidos e de outros países".

Blair chegou ao Egito vindo de Ancara, onde também ressaltou a importância de encontrar uma solução para o conflito do Oriente Médio.

"Para o bem da região e do mundo, não há nada mais importante que encontrar uma solução para o conflito do Oriente Médio", afirmou Blair em entrevista coletiva conjunta com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan.

Blair e Erdogan afimaram que colaborarão para encontrar uma solução para o conflito.

A visita de Blair ao Egito acontece durante viagem que o primeiro-ministro realiza pelo Oriente Médio, na qual também visitará Israel e os territórios palestinos.

Blair disse que as conversas que terá nos próximos dias serão "importantes neste período crítico" para o conflito do Oriente Médio.

Em sua reunião com Mubarak, os dois responsáveis conversaram sobre o conflito palestino-israelense, assim como sobre as relações bilaterais, entre outros assuntos de interesse comum.

Com o xeque de Al Azhar, Blair abordou o assunto do diálogo de civilizações, segundo a agência oficial de notícias egípcia "Mena".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253817/visualizar/