Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Dezembro de 2006 às 18:45

    Imprimir


Reduzir as desigualdades e promover a inclusão social com ações que envolvem toda a estrutura do Governo. Este é um dos objetivos do Programa MT Regional que foi implantado no primeiro mandato do Governo Blairo Maggi. A proposta é unificar as ações governamentais voltadas ao atendimento das demandas identificadas regionalmente, de acordo com suas vocações e potencialidades locais.

O programa, que está voltado para promover o desenvolvimento sustentável da economia mato-grossense, fortalecendo a competitividade, a diversificação e agregação de valor com base nas potencialidades regionais, ampliando a participação dos micros, pequenos e médios empreendimentos, consiste numa inovadora parceria com Municípios e entidades.

“Acredito muito nesse programa. Pela primeira vez o Estado tem um programa que visa ir ao encontro das demandas regionais, levantadas pelos Consórcios Intermunicipais, com ações integradas entre as diversas secretarias e órgãos de governo. Além do Governo do Estado, estão sendo incorporados parceiros institucionais e da iniciativa privada. Não tenho a menor dúvida quanto aos resultados positivos que poderemos estar colhendo num futuro próximo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

Como estratégia de apoio, o Estado está identificando nas regiões as chamadas empresas-âncoras, que são empreendimentos de beneficiamento da produção e que participam efetivamente do processo de desenvolvimento do Município eou região através da integração entre o MT Regional, Banco do Brasil, consórcios intermunicipais e as entidades representativas dos produtores rurais, dentro de cada cadeia produtiva. Outras iniciativas são as jornadas técnicas, que são cursos itinerantes para difusão de informações e tecnologias. A primeira foi a Jornada Técnica da Pecuária de Corte. Em estruturação a Jornada Técnica do Leite, do Mel, da Ovinocultura e outras.

Outra iniciativa em andamento é o Ganha Tempo do Pequeno Empreendedor. Com o ganha tempo, o pequeno empreendedor que precisar do serviço de inspeção sanitária para o seu produto industrializado, ou licença ambiental, etc., não precisará mais fazer a “via crucis” nas diversas secretarias e órgãos de Governo para obter o que precisa. Em um único lugar, após preencher os documentos necessários, o ganha tempo agiliza a sua regularização junto aos órgãos inerentes à sua atividade.

No MT Regional, outra ação de destaque é a qualificação dos servidores dos Municípios para auxiliarem na elaboração de projetos de interesse regional. Há ainda o MT-Floresta, o fundo que vai auxiliar a viabilização de projetos em reflorestamentos, viveiros de mudas de essências florestais nativas, comerciais ou frutíferas, em parceria através dos consórcios intermunicipais. Ele está sendo usado na recuperação de áreas degradadas e matas ciliares.

Outro apoio são as estratégias de marketing para apoiar o pequeno empreendedor no desenvolvimento de produtos, marcas, rótulos e mercados com sustentação em programas de qualidade, além da implantação da Central de Abastecimento (Ceasa) e a implantação da Central de Comercialização de Hortifrutigranjeiros em construção, em Várzea Grande. Este é o lugar onde o pequeno produtor poderá comercializar sua produção a preços justos. Com isso, estará contribuindo para a redução da dependência de Mato Grosso de produtos com origem em outros Estados.





Fonte: AssessoriaSeder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253825/visualizar/