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Pró-Melhor é debatido entre representantes da Sinfra e da Agetop
Engenheiros da Sinfra estiveram na tarde desta quinta-feira (14.12), na sala de reuniões, com diretores da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop), para conhecerem o programa goiano de Gerenciamento e Melhoramento da Malha Rodoviária Estadual (Pró-Melhor), realizado no Estado de Goiás. O modelo poderá ser adotado em rodovias de Mato Grosso ainda no primeiro semestre de 2007.
O Pró-Melhor visa à manutenção e conservação de estradas pavimentadas por meio de empresas concessionárias do Estado. Os serviços são realizados conjuntamente entre essas empresas e o órgão estatal. O programa se inicia por meio de estudos de viabilidade da malha viária do Estado. Aspectos como densidade populacional, parâmetros técnicos de tratamento nas rodovias, importância econômica das estradas, arrecadação estatal e diagnóstico detalhado da situação das rodovias são realizados nesta etapa.
Assim, através da análise destes dados, é feito o sistema de gerência de pavimentos, facilitando o diagnóstico antecedente de possíveis problemas com a estrada. A partir daí serão possíveis soluções mais rápidas e ágeis. Atualmente em Goiás 20 mil km de pavimentação estão sendo monitorados pelo Pró-Melhor. O programa é realizado há 5 anos nas principais rodovias estaduais e contempla 123 municípios de Goiás.
“Hoje em dia através da análise da região e dos parâmetros técnicos, qualquer ponto do estado monitorado pelo Pró-Melhor está no máximo há 25 km de uma rodovia pavimentada,” declara o diretor de planejamento da Agetop, Delano Cavalcanti Calixto.
Para o superintendente de Obras de Transporte, Nilton de Britto, o programa é interessante. “Além de investimentos em pavimentação outra prioridade importante para o Governo é justamente a manutenção e conservação das rodovias em longo prazo e o Pró-melhor pode ser um programa desenvolvido aqui”, declarou Brito.
A convite da Agetop o secretário adjunto de obras públicas, Alexandre Corrêa de Mello, também presente na reunião e o superintendente Nilton de Britto viajam a Goiânia no início de janeiro para conhecerem a estrutura do programa e algumas rodovias monitoradas pelo Pró-Melhor.
O Pró-Melhor visa à manutenção e conservação de estradas pavimentadas por meio de empresas concessionárias do Estado. Os serviços são realizados conjuntamente entre essas empresas e o órgão estatal. O programa se inicia por meio de estudos de viabilidade da malha viária do Estado. Aspectos como densidade populacional, parâmetros técnicos de tratamento nas rodovias, importância econômica das estradas, arrecadação estatal e diagnóstico detalhado da situação das rodovias são realizados nesta etapa.
Assim, através da análise destes dados, é feito o sistema de gerência de pavimentos, facilitando o diagnóstico antecedente de possíveis problemas com a estrada. A partir daí serão possíveis soluções mais rápidas e ágeis. Atualmente em Goiás 20 mil km de pavimentação estão sendo monitorados pelo Pró-Melhor. O programa é realizado há 5 anos nas principais rodovias estaduais e contempla 123 municípios de Goiás.
“Hoje em dia através da análise da região e dos parâmetros técnicos, qualquer ponto do estado monitorado pelo Pró-Melhor está no máximo há 25 km de uma rodovia pavimentada,” declara o diretor de planejamento da Agetop, Delano Cavalcanti Calixto.
Para o superintendente de Obras de Transporte, Nilton de Britto, o programa é interessante. “Além de investimentos em pavimentação outra prioridade importante para o Governo é justamente a manutenção e conservação das rodovias em longo prazo e o Pró-melhor pode ser um programa desenvolvido aqui”, declarou Brito.
A convite da Agetop o secretário adjunto de obras públicas, Alexandre Corrêa de Mello, também presente na reunião e o superintendente Nilton de Britto viajam a Goiânia no início de janeiro para conhecerem a estrutura do programa e algumas rodovias monitoradas pelo Pró-Melhor.
Fonte:
Secom-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254009/visualizar/
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