Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Dezembro de 2006 às 13:40

    Imprimir


O Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD realiza amanhã (16) às 19 horas um ato de reconhecimento às ongs, movimentos sociais e lideranças que foram vencedores esta semana em duas premiações distintas: o Prêmio Chico Mendes, oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA e o Prêmio Estadual de Direitos Humanos “Pe. José Ten Cate”, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O evento do FORMAD é uma forma de ampliar o reconhecimento e socializar o trabalho dessas entidades.

Na quinta-feira (14), a Assembléia Legislativa de Mato Grosso fez a entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos “Pe. José Ten Cate” a Lourenço Fernandes de Almeida (in memorian), ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI-MT) e ao trabalho “Processo de Afirmação do Povo Chiquitano”. O Prêmio, que será concedido anualmente, objetiva dar visibilidade às pessoas, instituições, ações e experiências que, pelo compromisso, dedicação e testemunho, destacaram-se na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos. Lourenço Fernandes de Almeida (in memorian), foi premiado em reconhecimento a sua história de militância em favor dos direitos humanos, no movimento popular de saúde e na defesa do meio ambiente. O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) de Mato Grosso, que articula a defesa dos direitos humanos dos povos e a demarcação e preservação das áreas. A experiência do processo de afirmação do Povo Chiquitano, na fronteira Brasil-Bolívia também foi premiada.

Antes, na quarta-feira, dia 13, aconteceu em Brasília a entrega do Prêmio Chico Mendes, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, como uma valorização dos trabalhos realizados a favor da conservação da Amazônia. Os ganhadores de Mato Grosso foram a Operação Amazônia Nativa (OPAN), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STRLRV) e o seu presidente, Nilfo Wandescheer. A OPAN teve o seu reconhecimento em prol dos trabalhos com os povos Indígenas Kulina, no Acre e Amazonas, Deni, no Amazonas e dos Cinta-Larga e Enawenê-Nawê, em Mato Grosso. Já a atuação do Sindicato dos Trabalhadores e de seu presidente foi destacada pela defesa dos assentados e da atuação em políticas públicas.

O evento promovido pelo Formad acontece no sábado às 19 horas na sede da OPAN (Av. Ipiranga, 97 – Bairro Goiabeira).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254078/visualizar/