Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Março de 2013 às 10:40
Por: Aline Ferreira

    Imprimir


Visto a necessidade de criar políticas públicas voltadas para a saúde e minimizar os problemas enfrentados pelos gestores, a secretaria municipal de Arenápolis iniciou um trabalho desenvolvendo um programa do governo federal que tem o objetivo sanar a demanda reprimida em cirurgias de média complexidade.

 
 
O recurso destinado para a execução desta ação é disponibilizado pelo Fundo de ação Estratégica e Compensação - FAEC através das portarias ministeriais publicadas periodicamente habilitando os estados e municípios sob gestão plena para participação nos mutirões.

 
 
Os procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade são divididos em três competências, sendo elas, de cataratas, varizes e outras cirurgias, que deverão ser executadas em até junho desse ano.

 
 
A primeira a ser desenvolvida é a de catarata, uma doença ocular que pode ser congênita (mais rara) ou adquirida, que é a forma mais frequente. As cataratas adquiridas, em geral, ocorrem em pessoas acima dos 60 anos e também são conhecidas como cataratas senis (envelhecimento do cristalino). Traumas oculares, uso de corticoesteróides, inflamações intra-oculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta e diversas doenças associadas, como o diabetes, por exemplo, são causas conhecidas.

 
 
No dia ultimo dia 14, (quinta-feira), vinte e cinco (25) pessoas realizaram o exame de eletrocardiograma em Arenápolis, o primeiro de inúmeros outros que serão feitos até o dia 21 de março para que no dia 22, estejam aptos à realizar a cirurgia em Várzea Grande / MT.

 
 
A terceira competência que consiste em realizar outros tipos de a cirurgias deveria ser feita no município de Barra do Bugres mas na gestão anterior,as mesmas foram direcionadas para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Santana, no município de Nortelândia, na qual já havia recebido o recurso no valor de aproximadamente R$ 10 mil reais, para a realização das cirurgias através da transferência Fundo a Fundo, mas por motivo de força maior, no momento, o hospital enfrenta dificuldades em realizar atendimentos.

 
 
Diante dos fatos, a atual administração protocolou um documento junto a Secretaria Estadual de Saúde solicitando a transferência do recurso para o Hospital Municipal de Barra do Bugres sob o risco de perdê-los e de não ser realizada as cirurgias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/25413/visualizar/