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Estudo: Brasil perde R$ 22 bi com acidentes de trânsito
O Brasil perdeu R$ 22 bilhões em acidentes de trânsito nas rodovias do País entre 2004 e 2005. Os dados estão num estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e por órgãos de trânsito. As informações são da Globonews.
O valor do prejuízo equivale a 1,2% de toda a economia nacional. "Isso tem um impacto não só sobre a economia pública, mas sobre a privada também. É um desperdício e não pode continuar", afirmou Iêda Lima, coordenadora da pesquisa.
O estudo levou em conta 4 itens: prejuízo com o veículo, que inclui conserto e perda de carga; danos às rodovias e propriedades particulares; gastos com o atendimento policial; cuidados médicos e a perda de produção no trabalho. A conclusão: uma vítima ilesa custa R$ 1.040,00, um ferido, R$ 36.305,00, e um morto R$ 270.165,00.
Além disso, a pesquisa mostra que, nas estradas federais, seis em cada dez acidentes ocorrem de dia, com tempo bom e nos fins de semana ou meses de férias. Os acidentes que mais matam são os atropelamentos e as colisões de frente. "As novas rodovias são rodovias com tecnologia ultrapassada, com engenharia viária ultrapassada. Os carros avançaram e as nossas rodovias não avançaram", explicou a coordenadora da pesquisa.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ,os resultados da pesquisa serão usados para definir medidas para diminuir o número de acidentes.
O valor do prejuízo equivale a 1,2% de toda a economia nacional. "Isso tem um impacto não só sobre a economia pública, mas sobre a privada também. É um desperdício e não pode continuar", afirmou Iêda Lima, coordenadora da pesquisa.
O estudo levou em conta 4 itens: prejuízo com o veículo, que inclui conserto e perda de carga; danos às rodovias e propriedades particulares; gastos com o atendimento policial; cuidados médicos e a perda de produção no trabalho. A conclusão: uma vítima ilesa custa R$ 1.040,00, um ferido, R$ 36.305,00, e um morto R$ 270.165,00.
Além disso, a pesquisa mostra que, nas estradas federais, seis em cada dez acidentes ocorrem de dia, com tempo bom e nos fins de semana ou meses de férias. Os acidentes que mais matam são os atropelamentos e as colisões de frente. "As novas rodovias são rodovias com tecnologia ultrapassada, com engenharia viária ultrapassada. Os carros avançaram e as nossas rodovias não avançaram", explicou a coordenadora da pesquisa.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ,os resultados da pesquisa serão usados para definir medidas para diminuir o número de acidentes.
Fonte:
Terra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254195/visualizar/
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