Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 14 de Dezembro de 2006 às 14:25

    Imprimir


O Ministério do Meio Ambiente divulgou hoje (14), em Brasília, dois estudos sobre a oferta e o mercado do turismo sustentável para a Amazônia Legal, formada pelos estados brasileiros onde há floresta amazônica: Norte de Mato Grosso ,Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima,Tocantins e Maranhão.

O primeiro estudo revelou que o número de turistas pode crescer de 300 mil para 3 milhões, segundo especialistas e turistas de 11 países. O outro estudo, feito apenas no Brasil, avaliou a atual situação da região e o que precisa ser feito para ela ter condições de receber essa quantidade de visitantes.

Segundo o coordenador do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur), Alan Milhomen, esses estudos vão ajudar a formular uma estratégia de turismo sustentável na Amazônia Legal. Para ele, melhorar a acessibilidade, a qualidade de atendimento e a infra-estrutura da região, preservando o meio ambiente, são passos importantes para chegar a esse objetivo.

"Estamos planejando uma ação de ordenamento do acesso, uma ação de treinamento do uso dos espaços naturais e urbanos para compatibilizar o interesse turístico com a conservação do meio ambiente", disse. "É importante que haja tanto rentabilidade econômica quanto melhoria da qualidade de vida das populações que vivem nessas regiões", alertou Milhomen.

As estratégias para a realização do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal fazem parte da primeira fase do Proecotur e vão orientar a próxima etapa do programa, que será coordenada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Juntos, eles vão decidir os investimentos de curto, médio e longo prazos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254289/visualizar/