Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Dezembro de 2006 às 09:01

    Imprimir


O Projeto de lei, de autoria do vereador Chico 2000 (PSDB), visa a criação de um Centro de tratamento para dependentes químicos, mas do sexo feminino. Segundo o parlamentar, o atendimento diferenciado trata-se de uma necessidade emergencial para suprir a falta de uma unidade de internação especializada no atendimento a mulheres com problemas de dependência química (álcool/drogas). O projeto entra na pauta de votação da sessão ordinária desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Cuiabá, em fase segunda.

O Centro de Apoio Psico-social (Capes) vinculado à Coordenação de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, foi criado com o intuito de prestar esse atendimento, tanto a homens, quanto a mulheres; entretanto, com o tempo, devido à estrutura física e recursos humanos do local, não conseguiu alcançar este objetivo.

O Centro funciona numa região rural, de aproximadamente 5 hectares com equipe formada por médico psiquiatra, psicólogos, assistente social, enfermeiros, monitores, cozinheiros, vigilante e coordenadora. Para o vereador, apesar da boa vontade e do esforço da equipe de trabalho que ali atua, a estrutura é insuficiente para dar conta de todo o atendimento, pois funciona 24 horas.

"É importante ressaltar que, quando falamos de dependentes químicos estamos nos referindo à indivíduos infratores o que reforça a idéia da necessidade de uma unidade com estrutura física adequada com segurança e de um corpo técnico especializado. As estatísticas apontam que a dependência química não é um problema que atinge apenas os indivíduos do sexo masculino, é crescente os casos detectados entre as mulheres", enfatiza o parlamentar.

Segundo Chico a experiência resultante de unidades de atendimento coletivo, não tem sido animador, pois acaba gerando outros problemas, como, por exemplo, a falta de mecanismos de controle de natalidade. "Diante dessa realidade percebe-se que a solução mais viável para o problema é a implantação de unidades exclusivas de atendimento à pacientes do sexo feminino", completa.

Além desse projeto, outros de autoria dos vereadores: Clovito (PTB); Marcus Fabrício (PP); Lúdio Cabral (PT); Valtenir Pereira (PSB); Walter Rabello (PMDB); Francisco Vuolo (PPS); Éden Capistrano (PSB); Luiz Poção (sem partido); e Guilherme Maluf (PSDB); estarão na pauta de votação.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254370/visualizar/