Um pátio da Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, virou depósito de pneus a céu aberto e a vizinhança tem reclamado da situação por medo da dengue. O G1 entrou em contato com o secretário de Operações Urbanas Simonídes Quadros, e ele disse que o acúmulo de pneus se formou depois que a empresa que faz o recolhimento do material para reciclagem entrou em férias. O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypiti (LIRAa) da cidade apontado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, anunciou o risco de epidemia.
De acordo com o empresário Enis Carvalho, que mora no local há 25 anos o problema é frequente. "Sempre descarregam caminhões e mais caminhões de pneus lá dentro. Essa preocupação é antiga", afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, o armazenamento é feito somente na parte coberta do pátio e todos os funcionários fazem diariamente aplicação de remédio contra o mosquito nos pneus. "Sabemos que isso é só um paliativo, mas é o que podemos fazer até que a empresa retome com os serviços, porque não conseguimos mais parcerias de reciclagem na região. Mas gostaria de ressaltar que estamos providenciando a limpeza do local para que não traga mais preocupação aos moradores", disse Simonídes.
Simonídes também esclareceu que quando a empresa recolher parte dos pneus, o restante ficará somente debaixo da área coberta. "Esse é um espaço de depósito realmente. Recolhemos esses pneus de áreas ribeirinhas de borracharias, mas vamos nos organizar para que fiquem efetivamente cobertos", finalizou.
Comentários