Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 13 de Dezembro de 2006 às 11:21

    Imprimir


O ministro da Defesa, Waldir Pires, negou que tenha havido contingenciamento dos recursos para a aviação nos últimos três anos e disse que uma comissão representativa do setor aéreo está estudando soluções, que devem ser apresentadas nos próximos 30 dias, para superar a crise. Ele participa de audiência promovida pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

O ministro explicou as principais medidas adotadas desde a queda do Boeing da Gol, em 29 de setembro, que acabou deflagrando a crise no setor. A primeira foi a contratação emergencial de todos os controladores de vôo aposentados. Esses profissionais, segundo o ministro, estão sendo treinados e fazendo cursos de reciclagem. A segunda medida foi a abertura de concurso público para a contratação de novos controladores, o que constituiria uma solução definitiva do problema.

Além disso, Waldir Pires lembrou que vários profissionais foram remanejados para Brasília, que hoje tem grande responsabilidade no sistema de controle de tráfego aéreo do País. A quarta medida já adotada foi a ampliação da capacidade de formação de controladores de vôo pelas escolas paulistas de Guaratinguetá e São José dos Campos. "Absorvemos a lição de que não é possível ter poucos controladores de vôo e não ter reserva, ainda que custe caro", disse o ministro.

Polêmica sobre declaração Ele lamentou as declarações dadas pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes que, ao deixar uma reunião no ministério, afirmou que Waldir Pires teria dito que a crise só seria resolvida com fé. "Quando saiu a notícia ontem me pareceu algo inaceitável. Acho que na relação entre os Poderes temos que ter respeito e ética. Não é possível, nesse momento, aceitar um comportamento que não seja decente, que não seja sério", disse Waldir Pires. "Eu sou cristão. Deus nos deu inteligência e responsabilidade para que fizéssemos o que deve ser feito", argumentou o ministro.

Neste momento, os parlamentares ouvem as explicações do tenente-brigadeiro comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos da Silva Bueno.





Fonte: Agência Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254551/visualizar/