Portal permitirá acesso às informações do ensino superior
A novidade permitirá o cruzamento da maioria das informações disponíveis. É possível descobrir, por exemplo, quantas professoras doutoras e negras há no Acre. O portal oferece dados de 1991 até 2006, além de resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e dos censos da educação superior, como o de 2005. Além disso, o portal já disponibiliza informações relativas a 2006.
´´Este é um espaço que democratiza as informações do ensino superior´´, disse o diretor de Estatísticas e Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Dilvo Ristoff.
Toda a comunidade acadêmica poderá encontrar dados sobre docentes, com direito a perfil resumido ou acesso ao currículo Lattes, que indica, por exemplo, a titulação do professor e os artigos que escreveu. A página na internet torna públicas informações minuciosas sobre as instituições de ensino superior de cada unidade da Federação, como corpo docente, infra-estrutura, número de mestres e doutores e até acervo da biblioteca, inclusive virtual.
O novo portal também divulga, entre outros, um cadastro de cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância; a quantidade de alunos matriculados em cada instituição; e por turno − diurno ou noturno −, além de um perfil das populações docente e discente tão pormenorizado que envolve elementos como sexo e cor.
Há ainda um campo de busca, em que o interessado encontra todas as informações referentes à palavra-chave escolhida. Ao se optar pela palavra ´´gestão´´, por exemplo, aparecem todos os professores, cursos e áreas afins relacionados ao tema procurado.
Segundo Dilvo, o portal ainda poderá ser melhorado. ´´A idéia é integrar todos os bancos de dados do Inep acerca da educação superior´´, afirmou. (Portal MEC)
Comentários