Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Dezembro de 2006 às 16:18

    Imprimir


O superintendente federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, Paulo Bilego, anunciou hoje a liberação de mais de R$ 2,68 milhões pelo Ministério, em um convênio com o Indea-MT, para o combate à febre aftosa. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (12) durante solenidade de inauguração da nova sede Fundo de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa).

O presidente do Indea, Décio Coutinho, afirmou que os recursos serão usados para as fases finais da campanha de vacinação deste ano, na contratação de veterinários e fiscais. Segundo ele, este é o recurso de um convênio assinado em junho passado.

O Fefa surgiu em 1994 com o objetivo de coordenador ações e viabilizar recursos para combate e erradicação da febre aftosa. Há 10 anos Mato Grosso não registra um foco da doença. O Estado tem o maior rebanho do país com aproximadamente 26,5 milhões de cabeças.

Segundo os diretores do Fefa, a atividade pecuária vem crescendo no Estado, mesmo com as dificuldades e até embargos de carne sofridos em 2006 e virtude de focos registrados em Estados vizinhos. "Em 1994 Mato Grosso tinha dez frigoríficos e hoje temos 45. Em 2005, nós exportamos 216 milhões de dólares", informou Kleber Leite, vice presidente do fundo.

Segundo o presidente do Fefa, Zeca D´Ávila, o fundo já recebeu do Governo Federal nos 12 anos de sua criação, aproximadamente R$ 30 milhões.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254689/visualizar/