Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Dezembro de 2006 às 15:41

    Imprimir




O sindicato que representa os trabalhadores de escolas particulares em Mato Grosso (SINTRAE-MT) apresentará na próxima quarta-feira (14), em São Paulo (SP), os resultados do "Diagnóstico Sócio-Econômico dos Profissionais de Ensino de Cuiabá e Várzea Grande". A apresentação será feita no seminário "O perfil patronal: estratégias de enfrentamento", promovido pela Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).

O evento reunirá representantes das entidades filiadas à confederação, que apresentarão outras pesquisas do mesmo tipo realizadas em suas cidades.

O "Diagnóstico Sócio-Econômico dos Profissionais de Ensino de Cuiabá e Várzea Grande" foi feito no início de 2006 a pedido do SINTRAE-MT em parceria com a empresa KGM Soluções Institucionais, que realizou o levantamento. A pesquisa traçou o perfil sócio-econômico dos trabalhadores da educação privada de Cuiabá e Várzea Grande, apontando uma defasagem salarial de quase 20% durante o Plano Real.

Outro dado preocupante apontado pelo levantamento foi que 30% dos trabalhadores cumprem uma carga horária de mais de 40 horas semanais. Muitos não recebem o suficiente para se manter e 15,1% dos professores precisam lecionar em mais de uma instituição para complementar a renda.

Também é comum para os trabalhadores recorrer às atividades extras, ingressando no mercado informal de bijuterias, alimentos, etc, já que 30,5% dos entrevistados precisam de uma fonte extra de dinheiro. O endividamento junto a instituições de crédito ou agiotas é outro ponto preocupante. A pesquisa ouviu 540 professores e auxiliares administrativos de Cuiabá e Várzea Grande.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254703/visualizar/