Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 12 de Dezembro de 2006 às 15:32

    Imprimir




Brasília - Apesar dos quatro anos de investimento na expansão do ensino superior público federal e da criação do programa Universidade para Todos, o Brasil dificilmente conseguirá alcançar a meta de colocar 30% dos jovens de 18 a 24 anos na universidade até 2011, como previa o Plano Nacional de Educação (PNE). O Censo do Ensino Superior divulgado hoje pelo Ministério da Educação, mostra que hoje ainda apenas 10,9% dos jovens nessa faixa etária está na faculdade.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, tenta não ser tão pessimista. "É difícil projetar o atendimento ou não da meta. A expansão federal, por exemplo, ainda não repercutiu no censo", afirmou. Haddad afirma que o número de vagas nas instituições federais deve crescer de em torno 120 mil este ano para 153 mil no ano que vem. E ainda aposta na Universidade Aberta do Brasil (UAB), a instituição federal apenas de ensino a distância, que está começando a funcionar.

Mas as perspectivas não são boas. Nos últimos cinco anos, o País conseguiu avançar pouco mais de um ponto percentual na taxa de matrícula do ensino superior. Haddad culpa "o modelo anterior" de expansão do ensino superior que, segundo o ministro, era focada nas instituições privadas. "Se nos ativermos apenas ao modelo anterior de expansão a meta realmente não será atingida. As pessoas dependem de ensino gratuito ou fortemente subsidiado", afirmou.





Fonte: Agência de Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254706/visualizar/