Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 17 de Março de 2013 às 13:08

    Imprimir


Os golpes da pirâmide, ou corrente da felicidade, são antigos no Brasil. O produto ofertado é o que menos importa; a receita da corrente consiste no pagamento efetuado pelos novos aderentes aos que entraram primeiro. 

O ganho de dinheiro nesse tipo de modalidade realmente acontece inicialmente, principalmente para aquelas pessoas que começam o “negócio”. Porém, para alimentar o esquema e mantê-lo rentável é indispensável o envolvimento de cada vez mais pessoas. 

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda informou que o modelo de negócios da Telexfree, empresa que anuncia ser detentora de tecnologia VoIP (telefonia por internet), sugere um esquema de pirâmide financeira. 

"A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51", informou a Seae 

Criada há aproximadamente um ano, estima-se que a Telexfree tenha já movimentado, em todo o país, meio bilhão de reais. Em Mato Grosso, a quantidade de associados giraria em torno de 50 mil. 

“Na prática, o que acaba diferenciando uma empresa séria da golpista é a receita conseguida com a venda final do produto. Quando a remuneração de todos é função direta da venda de produtos, o modelo é auto-sustentável. Quando a forma de remuneração é o pagamento de quem entra, e a manutenção da rede depende do crescimento exponencial dos participantes, é golpe”, explica o economista Alexandre Ribeiro Gomes. 

A Telexfree informa, por meio de nota, que está colaborando com todas as autoridades e que as investigações são importantes para tirar qualquer dúvida sobre a lisura das atividades da companhia. (HF) 




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/25485/visualizar/