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Educadores discutem políticas educacionais do Ensino Médio
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio das Superintendências de Gestão Escolar e Ensino e Currículo, iniciou nesta segunda-feira (11.12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o “Seminário Integrado de Políticas Educacionais do Ensino Médio do Estado de Mato Grosso”. Cerca de mil profissionais da Educação, entre assessores e coordenadores pedagógicos e diretores das escolas estaduais que atuam no Ensino Médio em Mato Grosso, participam do encontro.
Durante a abertura do Seminário, o secretário-adjunto de Gestão e Administração Financeira da Seduc, Noí Borges Scheffer, lembrou que o encontro servirá para provocar discussões em volta de uma educação de qualidade para o Estado. “Nós temos um grande desafio pela frente, que é mudar a educação no Estado e acredito que esta, é uma grande oportunidade para darmos início a esse processo”, disse o secretário-adjunto.
Noí Scheffer enfatizou que quando se fala em recursos para a Educação, o que deve ser priorizado são os investimentos com o pedagógico e, conseqüentemente com a qualidade do ensino ofertada ao aluno. “Essas, são questões que precisam ser levadas em consideração”, observou o secretário-adjunto, acrescentando que o educador precisa questionar como ele está diante do aluno e da escola, pois isso facilitará que encontre caminhos para melhorar a educação.
”Se o aluno não está aprendendo e tem alguma dificuldade é porque a escola está falhando em algum ponto, por isso é importante levantar questões e sugestões”, concluiu o secretário.
Seminário
Entre os assuntos que serão discutidos durante o seminário estão: a Lei número 10.639, que trata da Diversidade Étnico-racial; a Lei número 11.161, sobre a implantação da Língua Espanhola; as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica; o panorama do Ensino Médio em Mato Grosso; e as Ações para o ano de 2007.
A superintendente de Gestão Escolar, Roberta Amaral de Castro Pinto Penna, informou que o encontro visa fortalecer o trabalho da escola e de toda a equipe de profissionais da educação. “Esse trabalho é uma oportunidade para entendermos como deve ser a gestão dentro da escola, incentivando um trabalho em conjunto, pois a equipe de gestão de uma escola não é formada somente pelo diretor, mas também por coordenadores e assessores pedagógicos”.
O evento também contará com a participação de três consultores do Ministério da Educação (MEC) que vão tratar das três áreas do conhecimento e explanar sobre as novas orientações do Ensino Médio.
“Nosso objetivo é encontrar uma alternativa para melhorar o ensino e todo o processo pedagógico de nossas escolas”, observou a superintendente de Ensino e Currículo, Dolores Chussler. “Esse é o momento para discutirmos questões pedagógicas e esclarecermos dúvidas sobre o projeto político educacional que queremos para o nosso Estado”, finalizou.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o superintendente-adjunto de Ensino e Currículo, Suelme Evangelista; a gerente de Educação Básica, Ema Marta Dunck; e o superintendente-adjunto de Gestão Escolar Márcio Tadeu Magalhães.
Concurso O Seminário, que é realizado com investimentos do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed) do MEC, prossegue até sexta-feira (15.12). Na sexta-feira, durante o encerramento do evento, serão nomeados os professores indígenas aprovados no concurso de 2006 e entregue o Acervo Bibliográfico da Educação Étnico-racial, Educação do Campo e Ensino Fundamental.
Durante a abertura do Seminário, o secretário-adjunto de Gestão e Administração Financeira da Seduc, Noí Borges Scheffer, lembrou que o encontro servirá para provocar discussões em volta de uma educação de qualidade para o Estado. “Nós temos um grande desafio pela frente, que é mudar a educação no Estado e acredito que esta, é uma grande oportunidade para darmos início a esse processo”, disse o secretário-adjunto.
Noí Scheffer enfatizou que quando se fala em recursos para a Educação, o que deve ser priorizado são os investimentos com o pedagógico e, conseqüentemente com a qualidade do ensino ofertada ao aluno. “Essas, são questões que precisam ser levadas em consideração”, observou o secretário-adjunto, acrescentando que o educador precisa questionar como ele está diante do aluno e da escola, pois isso facilitará que encontre caminhos para melhorar a educação.
”Se o aluno não está aprendendo e tem alguma dificuldade é porque a escola está falhando em algum ponto, por isso é importante levantar questões e sugestões”, concluiu o secretário.
Seminário
Entre os assuntos que serão discutidos durante o seminário estão: a Lei número 10.639, que trata da Diversidade Étnico-racial; a Lei número 11.161, sobre a implantação da Língua Espanhola; as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica; o panorama do Ensino Médio em Mato Grosso; e as Ações para o ano de 2007.
A superintendente de Gestão Escolar, Roberta Amaral de Castro Pinto Penna, informou que o encontro visa fortalecer o trabalho da escola e de toda a equipe de profissionais da educação. “Esse trabalho é uma oportunidade para entendermos como deve ser a gestão dentro da escola, incentivando um trabalho em conjunto, pois a equipe de gestão de uma escola não é formada somente pelo diretor, mas também por coordenadores e assessores pedagógicos”.
O evento também contará com a participação de três consultores do Ministério da Educação (MEC) que vão tratar das três áreas do conhecimento e explanar sobre as novas orientações do Ensino Médio.
“Nosso objetivo é encontrar uma alternativa para melhorar o ensino e todo o processo pedagógico de nossas escolas”, observou a superintendente de Ensino e Currículo, Dolores Chussler. “Esse é o momento para discutirmos questões pedagógicas e esclarecermos dúvidas sobre o projeto político educacional que queremos para o nosso Estado”, finalizou.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o superintendente-adjunto de Ensino e Currículo, Suelme Evangelista; a gerente de Educação Básica, Ema Marta Dunck; e o superintendente-adjunto de Gestão Escolar Márcio Tadeu Magalhães.
Concurso O Seminário, que é realizado com investimentos do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed) do MEC, prossegue até sexta-feira (15.12). Na sexta-feira, durante o encerramento do evento, serão nomeados os professores indígenas aprovados no concurso de 2006 e entregue o Acervo Bibliográfico da Educação Étnico-racial, Educação do Campo e Ensino Fundamental.
Fonte:
Assessoria/Seduc-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254861/visualizar/
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