Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 17 de Março de 2013 às 11:04

    Imprimir


A produção de cana-de-açúcar em Mato Grosso na safra 2013/2014 deve totalizar 16,318 milhões de toneladas, sendo mantido o mesmo volume colhido no último ciclo. A diferença é que este ano, ao contrário de 2012, um volume maior deve ser reservado à produção de etanol, numa parcela de 75% da quantidade total da cana moída, suficientes para garantir em média 900 milhões de litros. Restante (25%) será destinado para produção de 450 mil toneladas de açúcar.

Diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), Jorge dos Santos, comenta que no ano passado foram produzidas 490 mil toneladas de açúcar por causa da necessidade de recompor os estoques, afetados em 2010. Acrescenta que se uma usina, localizada em Jaciara, participar da moagem nesta safra a produção estadual poderá ser incrementada em 6%. 

Na semana passada, a venda da indústria pertencente ao Grupo Naoum foi autorizada pela Justiça para o grupo Pérola, de Goiás, após permanecer 4 anos sob recuperação judicial. Santos lembra que a produção estadual de açúcar e etanol tem sido destinada para suprir a demanda regional. Com o açúcar são atendidos consumidores do Centro-Oeste e alguns estados do Norte do país. “Isso ocorre porque o açúcar é uma commodity estabilizada e a produção começa mais ou menos comprometida”.

Quanto à produtividade dos canaviais, ele acrescenta que a expectativa é que o produto final seja melhor nesta safra em relação ao obtido no último ciclo, quando as chuvas afetaram a qualidade da cana. Proprietário de uma usina, João Petroni, diz que na safra 2013/2014 poderá aumentar a produção em 10% sobre o ciclo anterior, moendo 2,6 milhões de toneladas de cana, obtidas de uma área de 30 mil hectares no município de Barra do Bugres. Do volume produzido, 70% serão revertidos para etanol, resultando num total de 150 milhões de litros. Produção de açúcar está estimada em 1,250 milhão de sacas (50 kg). “Estamos esperando por uma boa produtividade, se o clima continuar ajudando, vai ser melhor que no ano passado”.

Em outra usina, com sede em Nova Olímpia, a moagem de 6 milhões de toneladas de cana está programada para o início de abril, sendo 20% a mais no ciclo anterior. Incremento na produção é resultado da renovação de 11 mil hectares de canavial. Meta é produzir 280 milhões de litros de etanol e 6 milhões de sacas de açúcar (50 kg), numa proporção de 65% para o biocombustível e 35% para o açúcar. Na safra 2012/2013 a usina processou 5,5 milhões de toneladas de cana, obtendo 236 milhões de litros de etanol e 5 milhões de sacas de açúcar.

Pela ETH Bionergia (Odebrechet Agroindusrial) a previsão é incrementar em 30% o volume de moagem nesta safra, moendo 26 milhões de toneladas de cana, em comparação com o último ciclo. Quantidade permitirá produzir 2 bilhões de litros de etanol e cerca de 700 mil toneladas de açúcar. Empresa mantém 9 unidades distribuídas entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/25491/visualizar/