Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 10 de Dezembro de 2006 às 17:01

    Imprimir


A Nasa (agência espacial americana) afirmou hoje que tudo está correndo bem na viagem da nave Discovery, que foi lançada no sábado.

O controle da missão em Houston (Texas) afirmou que os sete astronautas a bordo da aeronave - cinco deles novatos -, informaram que não tiveram nenhum problema sério e que o Discovery está em "excelente" situação.

O lançamento foi adiado na noite de quinta-feira devido às condições adversas do clima no Centro Espacial de Cabo Canaveral, de onde finalmente foi lançado às 23h47 de sábado.

O astronauta ao comando da nave, Mark Polansky, informou hoje aos especialistas da Nasa em Houston que tudo indica que a missão começou "muito bem".

Enquanto isso, especialistas da agência espacial revisam minuciosamente em terra as imagens do lançamento - o primeiro noturno a ser realizado em quatro anos -, e os dados dos radares a fim de detectar possíveis danos no Discovery causados pelos fragmentos desprendidos da parte externa do tanque de combustível durante a decolagem.

O desprendimento de uma placa isolante é considerado o motivo de uma fenda que causou o aquecimento da nave Columbia em seu retorno à Terra em 1 de fevereiro de 2003, provocando uma tragédia na qual seus sete tripulantes morreram.

A missão do Discovery é a mais longa nos três anos dos trabalhos de construção da Estação Espacial Internacional (ISS), à qual se acoplará na segunda-feira, antes de as naves serem retiradas do programa espacial dos EUA em 2010, para dar lugar a novas aeronaves de vanguarda.

A construção da ISS precisa de mais outras 13 missões para completar sua edificação.

Este foi o primeiro lançamento noturno feito pela Nasa desde o vôo do Endeavour em novembro de 2002, e 29º à noite de todas as 117 decolagens realizadas pela Nasa em seus programas de prospecção espacial.

Uma das principais tarefas dos tripulantes do Discovery é a renovação do sistema elétrico da ISS.

Os astronautas passarão hoje a maior parte do tempo em atividades de inspeção na busca de eventuais danos no escudo de calefação da nave.

A partir do acoplamento com a ISS amanhã, começarão os trabalhos mais complexos dos tripulantes, entre eles a realização de três caminhadas espaciais para a substituição do sistema elétrico temporário por uma fonte permanente de energia.

Também depositarão na Estação Espacial um equipamento adicional de laboratório e outros no valor de cerca de US$ 11 milhões, e trarão de volta o astronauta alemão Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia, um dos três atuais ocupantes da ISS.

Reiter será substituído pela americana Sunita Williams, que permanecerá durante seis meses nesse laboratório.

Dois dos veteranos, Polansky e Robert Curbeam, participarão das três caminhadas espaciais programadas.

A construção da ISS a um custo de mais de US$ 100 bilhões é uma empreitada conjunta com a participação da Nasa, da Agência Espacial Européia, da Rússia, do Japão e do Canadá.

Os outros astronautas da missão do Discovery são William Oefelein, Joan Higginbotham, Nicholas Patrick e Christer Fuglesang.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255122/visualizar/