Atividades do Brasil Voluntário serão certificadas pela UnB
Todas as atividades realizadas pelos candidatos do Brasil Voluntário a partir do treinamento virtual serão certificadas pela Universidade de Brasília (UnB). Como o programa atrai um grande número de estudantes de graduação, as horas dedicadas ao Brasil Voluntário poderão ser utilizadas como atividades extracurriculares pelos candidatos.
“Vários cursos exigem essas atividades e há parcerias de reconhecimento entre as universidades federais. Os certificados serão emitidos por uma universidade reconhecida. Isso mostra a seriedade do documento, aprovado por uma câmara de extensão”, explica a professora Thérèse Hofmann, decana de extensão da UnB.
A primeira certificação será a do treinamento virtual. Todos que forem aprovados na etapa vão recebê-la. No treinamento presencial, o certificado será de pelo menos 20h. Além da fase preparatória, os voluntários que atuarem durante a Copa das Confederações da FIFA também receberão um certificado da UnB. A carga horária vai depender do número de dias que a pessoa atuar. O documento só será emitido para aqueles que respeitarem o mínimo de frequência exigido pelo programa. “O voluntário vai se apresentar e o crachá vai registrar a presença. O monitor vai acompanhar a atuação. Todos terão uma avaliação qualitativa”, destaca a decana de extensão da UnB.
Diferencial no currículo
Além das horas extracurriculares na graduação, os voluntários também poderão acrescentar a experiência no treinamento e na Copa das Confederações da FIFA ao currículo profissional. De acordo com a professora Cecília Leite, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), parceiro da UnB, o voluntariado pode fazer a diferença na hora de conseguir um estágio ou cargo. “Isso pesa na seleção e pode ser um fator de desempate, de acréscimo de nota”, afirma.
Comentários