Rio de Janeiro registra epidemia de dengue em 36 municípios
Já são 36 os municípios do Estado do Rio de Janeiro com epidemia de dengue neste início de ano. O número representa 38% das cidades fluminenses.
Os números são da secretaria estadual de Saúde, que registrou 41.409 casos de suspeita da doença no Rio. Os casos aumentaram 24,4% em relação aos 33.261 casos de igual período do ano passado.
Até o momento, não há mortes confirmadas pela doença na região. Em 2012, uma pessoa havia morrido no período. Durante todo o ano passado foram notificados 184.123 casos, com 42 mortes.
Um dos critérios considerados para que um município entre em epidemia é o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Também é levado em conta o crescimento da doença em um período de três semanas ou mais. O Rio, informou a secretaria, está na décima semana epidemiológica de 2013.
O Estado informou que está instalando 46 centros de hidratação em 30 municípios. Há também uma campanha da secretaria em curso chamada "10 minutos contra a dengue", que incentiva à população a dispensar 10 minutos por semana no combate a possíveis focos do mosquito.
As chuvas e o calor são os motivos apontados para a proliferação do Aedes Aegypti, que usa poças d"água como criadouro. Segundo a secretaria, o ambiente doméstico concentra 80% do focos do inseto.
NITERÓI
Niterói, na região metropolitana do Rio, foi o último município a declarar epidemia. Uma reunião com o prefeito local, Rodrigo Neves, ocorrida na sexta-feira (15), foi anunciado um plano emergencial para combater os casos, que atingiram 1.633, entre janeiro e 12 de março. O governo municipal contratou três carros fumacê e instalará centros de hidratação pela cidade.
Comentários