Polícia Militar deflagra Operação Fim de Ano, nesta segunda-feira
A ação mobilizará um efetivo de 204 policiais militares. Na manhã de ontem, o tenente coronel, Osmar Lino Farias, comandante do 1° BPM, reunido com lideranças empresariais, falou sobre a estratégia montada, que envolve policiamento a pé, motorizado, ciclístico, barreiras móveis, vigilância eletrônica e arrastões.
Participaram da reunião dirigentes da ACC, Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), superintendência do Goiabeiras Shopping, Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec/MT), Associação de Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá e empresários de diversas lojas da área central.
O tenente coronel Farias disse que a Operação Fim de Ano será desencadeada em toda área de atuação do 1º Batalhão de Policia Militar. Para o policiamento a pé serão mobilizados 40 policiais, distribuídos em pontos estratégicos na área comercial, com ênfase aos pontos centrais.
As barreiras móveis contemplarão nove localidades: Avenida Ten. Cel. Duarte, em frente a Praça Bispo Dom José (Sentido Centro X Bairro); rua 13 de Junho, em frente a Praça da República; avenida Mato Grosso (próximo a Escola Estadual Presidente Médici); avenida Carmindo de Campos (em Frente a Bigollin); avenida Agrícola Paes de Barros; Avenida Beira Rio; avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA) nas proximidades do viaduto; avenida João Gomes Sobrinho e avenida Lava Pés próximo ao restaurante Farol do Porto.
O policiamento ciclístico atuará em quatro localidades: avenida Carmindo de Campos (da Av. Miguel Sutil a Av. Fernando Correa); avenida Brasília (Bairro Jardim das Américas, Shopping Três Américas e Galeria Itália); bairro Porto (praça, feira e adjacências) e o bairro Coophamil e adjacências.
O policiamento motorizado, com 10 viaturas, atuará em toda circunscrição do 1º BPM, mas será dada uma ênfase na área comercial, dividida em três quadrantes, sendo que o primeiro compreende as seguintes vias: Ten. Cel. Duarte, Mato Grosso, Presidente Marques, Generoso Ponce. O segundo, Ten. Cel. Duarte, XV de Novembro, Senador Metelo, Joaquim Murtinho, Dom Bosco e Marechal Deodoro da Fonseca. O terceiro ficou compreendido entre os bairros do Centro Norte: Goiabeiras, Popular, Quilombo e Duque de Caxias.
A operação tática da PM atuará no radiopatrulhamento, com realização rondas bancárias e abordagens, dando ênfase aos bairros com maior índice de crimes contra o patrimônio.
Haverá também o policiamento velado com uma dupla de policiais a cada turno de serviço, permanecendo na área central à paisana em apoio ao policiamento ostensivo, principalmente para acompanhamento de indivíduos identificados como suspeitos pelas câmeras da Vigilância Eletrônica Móvel. Serão utilizados um efetivo de 40 policiais nesta função.
O comandante do 1° BPM falou sobre a participação dos empresários do comércio na operação, pois haverão dois postos de atendimento da PM, ao cidadão, sendo um na Praça da República e outro na praça Santos Dumont, comandado por um oficial graduado e auxiliado por um soldado, o qual fará o atendimento direto ao cidadão flutuante da área central da capital, além de dirimir dúvidas aos empresários da região. Estes locais foram viabilizados pela classe empresarial, que conseguiu com a Brasil Telecom dois telefones para atendimento. Além disso confeccionou e estará distribuindo 25 mil panfletos orientativos, com importantes dicas de segurança.
O superintendente da ACC, Manuel Gomes, disse que a estratégia de operação agradou a classe empresarial, representada na reunião pelo Grupo temático do Varejo que Dá certo, que engloba todo quadrilátero central. Ele destacou que está tudo muito bem planejado e a divisão em três turnos funcionará muito bem, não deixando os locais sem policiamento nos horários estabelecidos.
Comentários