Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 08 de Dezembro de 2006 às 19:18

    Imprimir


Doze Seções Judiciárias, entre as catorze vinculadas ao Tribunal Regional Federal da 1 ª Região, participarão hoje, 8 de dezembro, do Dia Nacional da Conciliação: Pará, Maranhão, Amazonas, Acre, Goiás, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Minas Gerais.

Os trabalhos a serem realizados pela Região serão divididos entre processos que envolvem o Sistema Financeiro da Habitação, pertencentes ao Projeto de Conciliação da 1ª Região, e as causas julgadas nos Juizados Especiais Federais da mesma Região, ou seja, aquelas de pequeno potencial ofensivo, em matéria criminal, ou de até sessenta salários- mínimos, em geral na esfera previdenciária.

Em algumas localidades, a ênfase estará na entrega das baixas de hipoteca, por acordos já realizados sobre questões que envolvem a habitação, e também das Requisições de Pequeno Valor (RPV), quando se tratar de causas resolvidas nos juizados federais. Elas constituem o desfecho da transação, que é a efetividade do acordo e a satisfação do pedido do cidadão interessado que fez parte do processo.

A Primeira Região tem realizado audiências de conciliação em processos que tratam do Sistema Financeiro da Habitação desde maio deste ano. Segundo o Juiz Federal em Auxílio à Presidência , Reynaldo Soares da Fonseca, Coordenador do Projeto de Conciliação da Primeira Região, na perspectiva do movimento pela Conciliação, deflagrado pelo Conselho Nacional de Justiça, "O Estado-Juiz redescobriu que a conciliação é uma grande técnica de compor os conflitos humanos, onde todos se tornam vencedores".

O Tribunal vem realizando também audiências conciliatórias de juizados federais, inclusive juizados itinerantes, quando se leva a justiça até o cidadão em locais de difícil acesso.

O Dia Nacional da Conciliação foi instituído pela Ministra Ellen Gracie, Presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal (STF), com o intuito de fortalecer o Movimento pela Conciliação, "Conciliar é legal".





Fonte: TRF

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255458/visualizar/