Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Dezembro de 2006 às 05:36

    Imprimir


O Governo do Estado, através do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (Fupis), liberou mais de R$ 51 mil em recursos para aquisição de equipamentos para Centros de Múltiplo Uso de 12 municípios de Mato Grosso, beneficiando as famílias do Meu Lar com ações de qualificação profissional e geração de renda. A iniciativa coloca em prática o projeto “Vivenciando Cidadania”, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que beneficia as cidades de Alto Taquari, Guiratinga, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sinop, Sorriso, Santo Afonso, Primavera do Leste, Nova Marilândia, Querência, Tangará da Serra e Colíder.

Cada município receberá cinco máquinas de costura e um fogão semi-industrial, equipamentos que darão aos Centros condições necessárias para atender as famílias beneficiadas pelo programa Meu Lar com atividades sociais, ocupacionais e de geração de renda.

Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá) foi a primeira cidade a receber os equipamentos. “Essas máquinas vieram para equipar e incrementar o trabalho desenvolvido com moradores do bairro Primavera III, um dos mais carentes da cidade. Nessa região vivem cerca de 400 famílias, que terão agora a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes, oportunizando o mercado de trabalho. Esta é uma ação do Estado que veio de encontro às ações já desenvolvidas pelo município”, frisou o prefeito de Primavera, Getúlio Gonçalves Viana.

O projeto “Vivenciando Cidadania” foi criado devido a baixa renda familiar, o desemprego e a vulnerabilidade das pessoas beneficiadas pelo Programa Meu Lar. “O primeiro passo foi atender esta população pela falta de moradia. Agora é colocar em prática a instalação dos Centros de Múltiplo Uso, dando continuidade às ações que visam o resgate da cidadania, auto-estima e o fortalecimento dessas famílias”, enfatizou a secretária Terezinha Maggi.

Guiratinga e Colíder também já receberam os equipamentos. Os demais municípios do Estado receberão os equipamentos a partir do início de 2007.

FUPIS – No total, o Fupis irá investir mais de R$ 2 milhões em projetos sociais. Além dos Centros de Múltiplo Uso, o Fundo ainda liberou recursos para mais seis projetos, contemplando ações de capacitação profissional, geração de renda, inclusão digital, cidadania e assistência social.

Criado em dezembro de 2003, por meio da Lei nº 8.059, o Fupis tem como principal atribuição financiar ações voltadas à nutrição, habitação, educação, saúde, emprego, reforço de renda familiar, qualificação profissional e outros programas de relevante interesse social, voltados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Os recursos do Fundo provêem de doações voluntárias de empresas em geral, pessoas físicas e jurídicas. Além das doações, 1,5% da arrecadação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e 3% do ICMS arrecadado pelo Estado de empresas do segmento da construção civil, que já aderiram ao fundo, também são fontes de arrecadação de recursos para o Fupis.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255671/visualizar/