Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 07 de Dezembro de 2006 às 14:03

    Imprimir


São Paulo - Quarenta homens foram encontrados trabalhando em condições de escravidão em cinco carvoarias do norte de Goiás hoje, durante a execução da Operação Cristal Negro da Polícia Federal e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Só em uma carvoaria, os fiscais da DRT encontraram 20 trabalhadores sem carteira assinada e vivendo em barracões improvisados, sem energia elétrica e água encanada. As informações são da TV Globonews.

A Operação Cristal Negro, que conta ainda com fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tenta estancar a produção e a venda de carvão em vários lotes de um assentamento em Cristalina. A ação acontece em carvoarias que podem estar sendo chefiadas pelos proprietários dos assentamentos.

A madeira utilizada para a produção do carvão é retirada de uma área de preservação ambiental permanente e até das margens dos rios da região. As carvoarias operam sem autorização para produção e venda do carvão e há denúncia de abuso contra os direitos dos trabalhadores destes assentamentos. Os responsáveis pelos crimes ambientais responderão por corte de árvores em área de preservação permanente, venda e transporte ilegal de carvão, poluição e obras potencialmente poluidoras. Os presos serão levados para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255762/visualizar/